Sibele Aquino em atendimento na 2ª Feira da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

II Feira da UFJF-GV (Foto: arquivo)

Na semana em que o campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares completa cinco anos, relembramos alguns dos principais avanços obtidos nas áreas acadêmica e administrativa da UFJF-GV. Além dos eixos de ensino e pesquisa, a Universidade insere-se também na sociedade de Governador Valadares e região a partir dos projetos de extensão. Entre as principais atividades de extensão, são realizadas feirasações de conscientização em escolas e comunidades, projetos de debate e valorização da cultura indígena, além de campanhas que envolvem famílias de diversas regiões da cidade

Desde o dia 19 de novembro de 2012, quando 375 estudantes se reuniram para o primeiro dia de aula da UFJF-GV, mais de 2.500 estudantes estão ou estiveram inseridos na Universidade, entre graduandos, mestrandos e doutorandos. Além de dez cursos de graduação, a Universidade oferece Mestrado Profissional em Ensino de BiologiaMestrado e Doutorado em Educação Física e, ainda, Pós-Graduação stricto sensu em Bioquímica e Biologia Molecular.

A instalação da Universidade na região de Governador Valadares representou a chegada de profissionais qualificados e com experiência adequada para implementar inúmeras melhorias no panorama educacional da cidade. Segundo o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, “os projetos e cursos promovidos aqui desenvolvem pessoas e instituições, aprimoram serviços e  processos e, ainda,  estimulam  o desenvolvimento de empresas e da atenção  à saúde”. 

Formandos recebem carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (Foto: divulgação)

Formandos recebem carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (Foto: divulgação)

As atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas com o trabalho de 260 professores e 183 técnico-administrativos em educação. Por meio do trabalho conjunto realizado em prol de um ensino de qualidade, os cursos da UFJF-GV têm colecionado excelentes notas nas avaliações do Ministério da Educação. Segundo o reitor da UFJF , Marcus David, “os resultados obtidos no Enade e nas avaliações realizadas pelo INEP mostram a competência da comunidade de Governador Valadares e que, por isso, valem a pena todos os esforços para superar os graves problemas de infraestrutura”.       

De acordo com o coordenador administrativo do campus avançado, Emílio Mafalda, as conquistas acumuladas – eleição de diretor-geral e diretores de institutos, instalação do Conselho Gestor e aprovação do regimento interno – colaboram para a efetiva instalação da UFJF-GV na região de Governador Valadares. “A UFJF-GV está deixando sua marca na cidade através dos formandos que inserimos no mercado de trabalho e da realização de atendimentos importantes para a sociedade como serviços jurídicos, fisioterapêuticos, odontológicos, entre outros”, destaca.

Emílio ressalta, também, o empenho da coordenação em consolidar as atividades dos setores, por meio da reestruturação administrativa do campus, que trouxe “novas competências e busca sempre mais eficiência nos serviços prestados à comunidade acadêmica”. No mesmo sentido, o coordenador acadêmico da UFJF-GV, Fabio Pieri, destaca o trabalho conjunto realizado junto à administração superior da UFJF, “através de um alinhamento que visa a corrigir problemas estruturais e promover melhorias na atual situação do campus avançado”.

Estudantes apresentam participação ativa no desempenho do campus

Enquanto coordenador acadêmico do campus avançado, Fábio Pieri pontua as principais ações dos estudantes em projetos acadêmicos. “Os grupos de pesquisa se destacam cada vez mais na região, como o Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI), que apresenta trabalhos e resultados muito relevantes na cidade e municípios vizinhos; o Núcleo de Agroecologia (NAGÔ), com grande inserção entre os agricultores familiares e indígenas moradores da região do médio Rio Doce; e ainda os grupos de pesquisa do curso de Economia, que apresentam dados importantes sobre a situação econômica da região de Governador Valadares, como os índices de inflação, de Confiança Empresarial e de preços ao consumidor da cidade, entre outros. ”

Simpósio da Liga de Patologia e Cirurgia Maxilofacial (Foto: divulgação)

Simpósio da Liga de Patologia e Cirurgia Maxilofacial (Foto: divulgação)

Fábio cita ainda as Ligas Acadêmicas “com sua inserção direta na sociedade, as Atléticas dos cursos com sua organização esportiva e cultural necessárias a um ambiente acadêmico e, ainda, os Diretórios Acadêmicos, altamente participativos desde o início desses cinco anos de luta. Conquistamos representatividade no DCE da Universidade”, relembra.

Ele aponta ainda os serviços prestados à sociedade valadarense com as organizações criadas pela UFJF-GV, tais como: o Núcleo de Práticas Jurídicas, a Clínica da Fisioterapia, a Farmácia Universitária e a Clínica de Odontologia, “que atendem à população de forma gratuita e com qualidade e empenho que merecem destaque”.

Atividades lúdicas e solidárias compõem história do campus

Desde as primeiras recepções aos calouros, a UFJF-GV busca a promoção de atividades filantrópicas que destaquem a importância do trote solidário, em substituição ao trote tradicional. Em 2013, após evento de boas-vindas realizado pelo reitor à época, os estudantes participaram de uma ação solidária, em conjunto com a Hemominas, para doação de sangue. 

Gincana Solidária da UFJF-GV (Foto: divulgação)

Gincana Solidária da UFJF-GV (Foto: divulgação)

A atividade posteriormente foi denominada Gincana Solidária que, além de cadastrar doadores de sangue e medula óssea, passou a recolher alimentos e materiais de limpeza. A primeira edição da Gincana Solidária ocorreu em setembro de 2014 e arrecadou 250 kg de alimentos. Em 2016, a Gincana bateu recordes de arrecadação, com a doação de 1,3 tonelada de alimentos a instituições filantrópicas de Governador Valadares.

Além da Gincana, o Almoço com Cantoria também tornou-se evento tradicional na Universidade. Desde a primeira edição, em 2014, os estudantes apresentam seu talento musical em ações realizadas nas duas unidades do Restaurante Universitário. Atualmente, o Almoço com Cantoria é realizado uma vez por mês nas unidades Centro e Vila Bretas.

Coral Universitário também representa uma das conquistas dos cinco anos da UFJF-GV. O projeto surgiu em 2016 através da articulação entre o setor de Comunicação, Cultura e Eventos e a regente Zilmar Eller. Atualmente, são 33 coralistas entre estudantes, professores, servidores e comunidade valadarense.

Aniversário do campus avançado traz anseios para os próximos anos

Colação de grau da UFJF-GV (Foto: divulgação)

Colação de grau da UFJF-GV (Foto: divulgação)

Entre receios e expectativas para os próximos cinco anos do campus avançado da UFJF em Governador Valadares, o principal desejo é a conquista de espaços próprios para realização das atividades. “Um campus nosso, que possa permitir um crescimento acadêmico ainda maior do que o já conquistado com as atuais condições, além da manutenção da qualidade da educação que proporcionamos aos nossos estudantes” destacou Fábio. “Sinto orgulho de fazer parte de uma equipe de professores, técnico-administrativos e estudantes que fazem a diferença na região em que o Campus se insere.”

Muitos esforços são necessários para que os objetivos se concretizem e as melhorias esperadas cheguem ao campus avançado. Entretanto, diante das diversas conquistas alcançadas e do empenho demonstrado por toda a comunidade acadêmica, é possível vislumbrar melhores cenários para o futuro, conforme finaliza o diretor Peterson Andrade. “Podemos, sim, comemorar esses cinco anos de atividade. A cada estudante formado na UFJF-GV, a cada família atendida nas clínicas, nos escritórios e nos projetos de extensão voltados à comunidade, confirmamos a certeza de que trouxemos para essa região um grande indutor de desenvolvimento: o campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora.”