UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Inicial

Você está em: Inicial

O NEPI é um Programa de ensino, pesquisa e extensão universitário permanente que tem relevância acadêmica, científica e social. Tem interesse em participar do esforço nacional em prol do envelhecimento ativo e sadio, preconizado pelo Ministério da Saúde, na produção de conhecimentos e na valorização do potencial dos idosos socialmente produtivos que adquirem e transmitem conhecimento à sociedade. Através do NEPI, a UFJF/GV desencadeia um processo educacional em que o idoso é protagonista de seu próprio envelhecer.

As ações do NEPI são focadas na conexão ensino/pesquisa/extensão, considerando o tema central Saúde do Idoso, desenvolvendo ações vinculadas:
1) ao ensino, como estágios, cursos, aulas práticas e oficinas;
2) à pesquisa, com estudos do perfil epidemiológico da população idosa, da distribuição das doenças crônicas e mudanças de estado relativas à condição de saúde, das condições de saúde da pessoa idosa, e do contexto em que esses problemas acontecem; e
3) à extensão, com programas de educação em saúde, e ações preventivas específicas de saúde, educação e cuidados.

O principal projeto de pesquisa e extensão do NEPI é o Projeto “Atenção Preventiva e Educativa em Saúde do Idoso” . Um estudo sobre o envelhecimento, que tem por objetivo a atenção interdisciplinar à saúde do idoso através de ações complementares de educação e intervenção, com vistas ao atendimento da demanda observada previamente, buscando a melhoria das condições de vida e o cuidado humanizado da pessoa idosa.

O NEPI possui como objetivo principal promover a realização de estudos, pesquisa e atividades de extensão sobre temas relacionados à saúde da pessoa idosa. Para isso, busca compor um grupo interdisciplinar e multidisciplinar de pesquisadores e docentes que desenvolvem trabalhos e reflexões sobre as situações relacionadas ao envelhecimento. Oferece espaço para a partilha de experiências, com informação sobre questões relacionadas ao envelhecimento.

A equipe é formada por docentes das diversas áreas da saúde.

Apresenta-se também como objetivo do NEPI, o envolvimento dos discentes das várias áreas da saúde, dos cursos que atualmente compõem o Campus de Governador Valadares, bem como dos docentes e especialistas, tendo como foco a introdução dos discentes no processo de ensino-aprendizado, iniciação científica e extensão universitária.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Grupo de Estudos da Pessoa Idosa (GEPI): ações de capacitação para a atenção a saúde na terceira idade

Coordenação: Clarice Lima Alvares da Silva

O grupo de estudos será pautado na proposta de Motta e colaboradores, sendo desenvolvidas a partir dos desafios encontrados na prática, buscando a discussão de especificidades relacionadas à atenção do idoso sob os aspectos sócio-demográficos, econômicos e de saúde, buscando o atendimento das demandas sociais de prestação de serviço, pesquisa e políticas públicas voltadas para a população idosa.

As atividades do grupo de estudos serão baseadas na discussão de artigos e documentos oficiais (informes técnicos, relatórios, dissertações e tese) sobre o processo de envelhecimento e aspectos socioeconômicos, demográficos e de saúde (em seus mais diversos eixos) da população idosa. Ainda, o grupo se propõe à discussão de novas ideias, com posterior desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão envolvendo a população idosa de Governador Valadares, Minas Gerais. Busca-se então o desenvolvimento de habilidades com vistas à formação profissional com perfil gerontologista, apto a:

Os artigos e materiais serão, num primeiro momento, selecionados pelos professores envolvidos, sendo designado a um participante a sua apresentação. Aos outros, caberá a tarefa da leitura do material, para discussão nos encontros.

Em uma segunda etapa do grupo, de forma concomitante à discussão e estudos sobre os temas acima citados, serão colocados na pauta dos encontros as propostas para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e extensão, os quais, bem como a sua discussão metodológica e de resultados, dentro do grupo e no meio científico.

Local

UFJF – Espaço físico da Universidade Vale do Rio Doce
Rua Israel Pinheiro, 2000 – Bairro Universitário – CEP: 35020-220 
Governador Valadares/MG
Mapa (clique para ampliar):
Localização evento

Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI)