Troca de Saberes
Com o propósito de promover o diálogo entre a Universidade e as comunidades rurais, o projeto “Da diversidade cultural à diversidade produtiva: construindo saberes necessários à transição agroecológica” foi contemplado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o recurso de R$ 200 mil. O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Geociências, Leonardo Carneiro, e conta com a participação de mais sete docentes dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.
Projeto Rondon
Professores e alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irão participar do Projeto Rondon em julho deste ano. Orientados pela professora da Faculdade de Enfermagem, Zuleyce Lessa, e pelo professor da Faculdade de Educação, Daniel Lemos, oito alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Educação Física, Serviço Social, Direito e Pedagogia embarcarão com destino à Jupi em Pernambuco. A proposta de ações foi inscrita para a Operação Guararapes, que será desenvolvida em 20 municípios, entre os dias 18 de julho e 02 de agosto de 2014.
Valadares
“As plantas medicinais vêm sendo utilizadas de forma marcante pela população para atenuar algumas doenças.” A partir desse novo comportamento dos consumidores, o professor do Departamento Farmacêutico da UFJF no campus de Governador Valadares, Rodrigo Fabri, criou o projeto “Fitoterapia na Associação de Saúde Alternativa (ASA): uma articulação entre saúde e educação”. Segundo o docente, a iniciativa busca integrar o espaço acadêmico com a sociedade, promover o contato de alunos e professores da UFJF com terapeutas do grupo ASA e planejar a implantação de hortas medicinais na cidade.
Inscrições abertas
“Diálogos da Extensão: saberes tradicionais e inovação científica”. Esse é o tema do sexto Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que será realizado entre os dias 19 e 22 de maio no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Congresso visa debater os desafios da extensão universitária no Brasil, além de potencializar o conhecimento produzido nas universidades por meio da interação entre os saberes popular e acadêmico. As inscrições de ouvintes e para apresentação de trabalhos já estão abertas.
Agenda
- Até 20/02 – Inscrição de trabalhos no VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
- 28/03 - I Encontro Regional de Gestores em Educação da UFJF
- Até 31/03 - Período para renovação de projetos de extensão e entrega de relatório anual