Iniciativa planeja implantação de horta medicinal em Governador Valadares

Plantas são transformadas em medicamentos naturais pelo grupo ASA (Foto: Diogo Mendes/Proex)

“As plantas medicinais vêm sendo utilizadas de forma marcante pela população para atenuar algumas doenças.” A partir desse novo comportamento dos consumidores, o professor do Departamento Farmacêutico da UFJF no campus de Governador Valadares, Rodrigo Fabri, criou o projeto “Fitoterapia na Associação de Saúde Alternativa (ASA): uma articulação entre saúde e educação”. Segundo o docente, a iniciativa busca integrar o espaço acadêmico com a sociedade, promover o contato de alunos e professores da UFJF com terapeutas do grupo ASA e planejar a implantação de hortas medicinais na cidade.

A iniciativa ainda está em sua fase primária. Em novembro de 2013, foi firmado o convênio entre a Universidade e o grupo ASA para o desenvolvimento do projeto. “Inicialmente, estamos em fase de treinamento dos bolsistas. Estamos realizando reuniões e grupos de estudo para o aprofundamento sobre a variedade de plantas medicinais, sua importância e formas de utilização, como também plantio e criação do horto medicinal.”

Capacitação
Segundo Fabri, o projeto também prevê a capacitação dos funcionários do grupo ASA. Para isso, a equipe realizará palestras com os profissionais da associação acerca dos medicamentos naturais e suas respectivas formas de utilização e toxidade. “Faremos um levantamento etnobotânico a partir dos conhecimentos das terapeutas e da comunidade sobre plantas medicinais por meio de questionários estruturados e entrevistas.”

As plantas citadas nos questionários serão coletadas e identificadas a nível específico. Posteriormente, serão elaboradas amostras das mesmas, que deverão ser prensadas e em seguida secas em estufa. “Para esse processo, usaremos informações sobre as propriedades terapêuticas de cada planta, organizando-as em um herbário didático.”

Nesse processo, os bolsistas, juntamente com os funcionários do grupo ASA, implantarão um horto no bairro Jardim Pérola, onde serão cultivadas as espécies medicinais. Posteriormente, serão realizadas palestras sobre educação ambiental, além de informações sobre práticas no contexto terapêutico.

Cartilhas

Outra etapa da iniciativa será a confecção de materiais educativos. De acordo com o coordenador do projeto, serão produzidas cartilhas, a partir das informações obtidas na bibliografia especializada, que serão distribuídas à comunidade como informativo para o uso adequado das plantas medicinais. “Todo trabalho será monitorado por relatórios organizados pelos bolsistas e funcionários da associação. Faremos ainda registros fotográficos das atividades, como forma de acompanhamento.”

Entre os resultados esperados pelo docente com o projeto estão a formação de multiplicadores capazes de repassar o conhecimento adquirido para a comunidade local e a criação de normas de conduta para indivíduos e grupos em relação ao meio ambiente e ao uso correto dos recursos naturais.

A associação

Grupo ASA está localizado no bairro Pérola (Foto: Diogo Mendes/Proex)

O grupo ASA foi erguido nos arredores da Paróquia Sagrada Família, no bairro Jardim Pérola. Por meio de produtos naturais, a entidade tem por objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida à população local. A parceria do grupo com a UFJF busca valorizar o trabalho com a comunidade, por meio de ações educativas, que possam ser aplicados na solução dos problemas cotidianos, transformando os usuários em protagonistas do desenvolvimento sustentado.