Extensão Universitária
A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora chega ao fim de 2013 com 600 projetos institucionalizados, 53% a mais do que em janeiro do mesmo ano. A ampliação no número de projetos possibilitou que 700 mil pessoas fossem beneficiadas pelas ações extensionistas da Universidade, representando um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. O número de estudantes envolvidos com ações em benefício da comunidade também aumentou. Foram oferecidas 650 bolsas de extensão, que permitiram aos acadêmicos colocarem em prática o conteúdo visto em sala de aula.
Saúde
Com o intuito de promover a integralidade das ações voltadas para a saúde da mulher, a professora do Departamento de Enfermagem, Maria das Dores Souza, coordena o projeto “Promoção da Atenção Integral a Saúde da Mulher na Atenção Primária a Saúde”. A iniciativa realiza o atendimento individual em domicílio e grupal nas Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS), orientando as mulheres e solucionando dúvidas sobre seu corpo e sexualidade. “Este espaço foi construído para a mulher desconstruir mitos, para que se sinta bonita do jeito que ela é”, ressalta Maria das Dores.
Financiamento
Em seu primeiro ano de participação em editais de captação de recursos, Governador Valadares foi destaque no envio de propostas. O campus avançado teve um projeto selecionado no edital de incentivo a projetos de extensão e interface com a pesquisa da Fapemig e um no Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação.
Oportunidade
A Pró-reitoria de Extensão da UFJF prorrogou até 30 de maio o prazo para renovação de projetos de extensão que terão continuidade em 2014, assim como para submissão de novas iniciativas extensionistas. Para solicitar a renovação, o docente coordenador do projeto deve entregar impressos o relatório anual de atividades e o formulário de renovação, ambos gerados pela plataforma Siga.
Agenda
- Até 30/05 - Período para renovação de projetos de extensão e entrega de relatório anual
- Até 30/05 - Período para inscrição de novos projetos de extensão
- Até 17/04 – Submissão da proposta final do Proext, com as alterações sugeridas, via plataforma para a PROEX