Fechar menu lateral

Campus de Governador Valadares é destaque em editais de captação de recursos em 2013

Evento reunirá alunos, docentes e empresários de Governador ValadaresEm seu primeiro ano de participação em editais de captação de recursos, Governador Valadares teve destaque no envio de propostas. O campus avançado teve um projeto selecionado no edital de incentivo a projetos de extensão e interface com a pesquisa da Fapemig e um no Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação. A proposta contemplada com financiamento de R$ 49.980,30 pelo Proext foi “Educação e Tratamento para Pacientes com Ronco e Síndrome de Apneia obstrutiva do sono”. A iniciativa, coordenada pela professora do curso de odontologia, Roberta Passos busca conscientizar a população sobre a síndrome e oferecer suporte aos pacientes, reduzindo complicações posteriores como hipertensão arterial sistêmica, arritmias, hipertensão pulmonar, depressão, alterações de personalidade, problemas de memória e aprendizado e acidentes de trânsito e trabalho. 

Já o projeto “Núcleo de apoio e orientação em Genética e Nutrição: NaOriGen”, coordenado pela professora do departamento de Biologia, Cibele Velloso, tem o objetivo de estabelecer no campus um espaço de intercâmbio entre os profissionais e estudantes da área de saúde e a comunidade atendida com hemopatias. A iniciativa foi contemplada com R$ 39.165,00. Segundo a docente, o recurso será usado para a contratação de serviços terceirizados e para a compra de equipamentos e materiais de consumo, como kits de extração de DNA, teste molecular e plásticos para as análises moleculares. “Os recursos contribuirão para alcançar os objetivos propostos no projeto por meio da compra de materiais necessários e apoio aos bolsistas.”

Segundo a representante da extensão no campus de Valadares, professora do departamento de Medicina e Fisioterapia, Danielle Teles, o excelente desempenho é decorrente do elevado nível de formação dos docentes e comprometimento desses com o processo de implantação dos cursos no Campus de Governador Valadares. “Esses financiamentos são de extrema importância para o desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisa  de qualidade. Eles abrem possibilidades futuras para execução de novos projetos, incentiva a participação dos professores em outros editais, intensificam o relacionamento da nossa instituição com a sociedade e contribuem com o desenvolvimento científico, social, econômico e cultural do nosso país.”