Edital

A Pró-reitoria de Extensão da UFJF divulgou edital para submissão de novos projetos e programas de extensão. Tanto os docentes que já coordenam iniciativas quanto os que ainda não possuem projetos de extensão, devem submeter suas propostas a partir das 10h do dia 4 de maio. O prazo de submissão se encerra em 29 de maio de 2015. As propostas deverão ser preenchidas no novo módulo da Extensão, desenvolvido pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO), da UFJF, disponível no SIGA Administrativo.

Planejamento social
Em 2011, a cidade de Juiz de Fora anunciou a entrega do primeiro conjunto habitacional do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida” alimentando o sonho de mais de 128 famílias. Nos anos seguintes, foram sorteadas mais de mil casas em diversas localidades do município. No entanto, os conjuntos habitacionais apresentaram uma série de problemas. Com o intuito de tentar amenizar tais dificuldades foi criado o projeto de Extensão “Escritório Escola-Itinerante” desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura da UFJF.
Valadares
Crianças com idade de até cinco anos apresentam risco aumentado de desenvolver anemia por deficiência de ferro (ferropriva) devido à grande necessidade desse elemento durante o crescimento. Estudos no Brasil têm indicado que a prevalência da doença em crianças menores de 2 anos seja em torno de 24%. Na cidade de Governador Valadares, o projeto “Ações interdisciplinares de educação em saúde: prevenção e controle da anemia ferropriva em crianças de 6 a 60 meses cadastradas na Estratégia Saúde da Família em Valadares”, tenta mudar a realidade de meninos e meninas de seis meses a cinco anos de idade.
ProExt
A Pró-reitoria de Extensão recebeu 29 propostas de atividades extensionistas para o edital do Programa de Extensão Universitária 2016 (ProExt) do Ministério da Educação (MEC) até o último dia 17. Após avaliação da Pró-reitoria, foram aprovadas 27 propostas de financiamento, sendo 19 projetos e 8 programas.
Entre os projetos e programas apresentados no segundo prazo de inscrição estão ações de linhas como educação, promoção da saúde, esporte e lazer, ciência, tecnologia e promoção da igualdade racial. As propostas foram submetidas ao MEC pelos próprios docentes, por meio da plataforma Sigproj.
Agenda

- 22/06 a 25/06 – Aprovação pela Gerência de Ações de Extensão de projetos e programas da Extensão
- 26/06 - Divulgação do resultado provisório da submissão de projetos e programas da Extensão
- 29/06 a 30/06 - Imposição de recurso da submissão de projetos e programas
- 03/07 – Resultado final da submissão de projetos e programas da Extensão