Reflexão
Com o objetivo de criar um espaço de reflexão para professores, estudantes, servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) e comunidade, o campus avançado da UFJF em Governador Valadares realizou, entre os dias 10 e 11 de dezembro, o seminário “Repensar a Universidade – Renovar a prática acadêmica”. O evento abordou o desafio diante do desenvolvimento regional e os impactos que uma instituição de ensino superior federal pode ter na promoção econômica, social e cultural da região.
Inclusão
Devido à carência de um ensino que valorize a diversidade e reconheça as diferenças de alunos com deficiência, o diretor do Centro de Ciências da UFJF e professor de química do Colégio de Aplicação João XXIII, Eloi Teixeira, criou o projeto “O ensino de química para alunos surdos: construindo novas possibilidades”, que busca abrir espaço para que esses estudantes possam ter acesso a um ensino mais direcionado, que valorize as suas potencialidades e respeite os seus limites. O Centro de Ciências recebe visitas de escolas para conhecerem as instalações e os projetos desenvolvidos no local.
Valadares
Nos últimos dias 02 e 03, o campus avançado da UFJF em Governador Valadares, em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), promoveu o “Seminário Nacional de Saúde Coletiva – Interdisciplinaridade: Uma atuação possível”, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a fragmentação da equipe de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS). O evento contou com a participação de 450 pessoas, entre alunos, professores e profissionais de outras instituições.
Saúde
Com o intuito de melhorar a saúde visual de crianças das escolas estaduais de Juiz de Fora, a Faculdade de Enfermagem da UFJF desenvolve o projeto “Olho Vivo: o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem à saúde ocular das crianças”. A ação foi criada pela professora Zuleyce Lessa, quando ela ainda era docente da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) no campus de Divinópolis. A iniciativa tem como finalidade trabalhar o lúdico na promoção da saúde visual de crianças, além de realizar o teste de acuidade a partir da Escala de Snellen.
Agenda
- 09/12 a 31/03 - Período para renovação de projetos de extensão e entrega de relatório anual
- 06/01 a 15/04 - Período para inscrição de novos projetos de extensão
- 22/01 e 23/01 - VIII Seminário de Extensão da UFJF