Fechar menu lateral

Valadares: Seminário discute interdisciplinaridade na atenção primária à saúde

Profissionais refletem sobre integração de profissionais da área de saúde (Foto: Divulgação)

Profissionais refletem sobre integração de profissionais da área de saúde (Foto: Divulgação)

Nos últimos dias 02 e 03, o campus avançado da UFJF em Governador Valadares, em parceria com a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), promoveu o “Seminário Nacional de Saúde Coletiva – Interdisciplinaridade: Uma atuação possível”, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a fragmentação da equipe de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS).

O evento contou com a participação de 450 pessoas, entre alunos, professores e profissionais de outras instituições, que entraram em contato com os 25 Conselheiros Municipais de Saúde de Governador Valadares. Para uma das organizadoras do evento e docente do Departamento Básico – Área de Saúde, Luciana Calábria, a presença dos profissionais de saúde do Vale do Rio Doce foi fundamental para mostrar o panorama da saúde na cidade. “O nosso evento estimulou alunos e professores a conseguirem visualizar a interdisciplinaridade através de debates e reflexões entre as comunidades acadêmica e local.”

Seminário reuniu 450 pessoas em Valadares (Foto: Divulgação)

Seminário reuniu 450 pessoas em Valadares (Foto: Divulgação)

O Seminário foi aberto com a conferência do diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, que debateu os campos e os núcleos de saberes e as práticas profissionais em integração permanente na APS. “Conseguimos promover a troca de saberes e estabelecer parcerias nessa área tão importante de atuação dos profissionais de saúde. O encontro foi melhor do que esperávamos, deu maior visibilidade ao campus avançado e tivemos contribuições e discussões importantes sobre o tema”, observa a integrante da comissão organizadora e professora do Departamento de Fisioterapia, Lina Faria.