Possibilitar o custeio de serviços e materiais de consumo e o empréstimo de materiais permanentes a programas e projetos de extensão. Esse é o objetivo do edital lançado nesta sexta-feira, 11, pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). O documento pode ser consultado neste link.

Os coordenadores dos programas e projetos aprovados nos Editais 03/2016 (Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa); 01/2017 (Programas e Projetos de Extensão Demanda Espontânea com a Concessão de Bolsas de Extensão); 02/2017 (Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Campus Juiz de Fora); 03/2017 e 05/2017 (Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce), pertencentes ao quadro da UFJF, podem apresentar as solicitações de apoio.

Segundo a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, a iniciativa, que será custeada com recursos da própria Universidade, vai ao encontro das demandas dos extensionistas. “Procura atender a uma reivindicação histórica de professores e técnico-administrativos que coordenam projetos e programas de extensão, para que a Universidade ofereça a eles um apoio para além das bolsas concedidas. Há uma fala, constante entre coordenadores: para que essas ações ocorram em plenitude é preciso mais que bolsas.”

As solicitações de apoio aprovadas receberão o custeio total de R$ 30 mil, direcionados para passagens aéreas e rodoviárias, diárias, utilização de veículo oficial da UFJF, materiais de consumo e serviços gráficos. Também, está previsto o empréstimo de material permanente, como computadores, notebooks, câmeras fotográficas, caixas de som, instrumentos musicais, dentre outros.

O documento foi produzido em parceria com a Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Propof) e é fruto de debates estabelecidos no Conselho Setorial de Extensão e Cultura. “Os conselheiros de Juiz de Fora e de Governador Valadares discutiram a minuta por meio de webconferência, o que resultou neste edital que estamos lançando. Ele vai possibilitar que os coordenadores das ações de extensão tenham, igualmente, a oportunidade de solicitar apoio à Proex, evitando a dinâmica de procuras individuais e isoladas. Os recursos disponibilizados ainda são insuficientes para atender a totalidade das ações de extensão da UFJF, mas, por ora, essa iniciativa significa a construção de uma via de acesso aos recursos financeiros da Proex de forma clara, transparente e democrática”, argumenta Ana Lívia.

“A elaboração do edital movimentou vários setores administrativos da Reitoria, para que nós conseguíssemos articular a logística e a viabilidade deste projeto dentro do limite de tempo e da possibilidade financeira de execução dos recursos”, completa a assistente em Administração da Proex, Aline Nery.

Inscrições e resultados

As solicitações de apoio serão recebidas eletronicamente, no período de 14 a 23 de agosto, por meio deste formulário de inscrição. Os pedidos serão analisados por uma comissão, composta por membros da equipe da Proex. Serão utilizados, como critérios de desempate no resultado final: maior tempo em exercício do coordenador na Extensão Universitária na UFJF; e maior tempo em exercício do coordenador na UFJF, respectivamente.

O resultado da classificação parcial será divulgado na página da Proex, por título da proposta, em ordem decrescente de classificação, no dia 4 de setembro. Os pedidos de reconsideração poderão ser feitos nos dias 5 e 6 de setembro e deverão ser apresentados e entregues neste formulário. O resultado final também será divulgado na página da Proex, no dia 13 de setembro.

Confira, aqui, a íntegra do edital.

Outras informações: (32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão