Fechar menu lateral

Edital 08/2017 – Apoio a programas e projetos de extensão

A Pró-Reitoria de extensão (PROEX) lança hoje o Edital nº 08/2017 – APOIO A PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO. Trata-se de uma iniciativa que visa a atender uma das principais demandas que historicamente vem sendo apresentada pelos coordenadores de projetos, programas, cursos e eventos de extensão: a oferta de serviços e produtos pela PROEX articulada à concessão de bolsas.

Uma minuta do Edital foi apresentada e debatida no Conselho Setorial de Extensão e Cultura, no dia 9 de agosto, em reunião realizada por webconferência entre conselheiros dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. O Edital, que está disponível na página https://www.ufjf.br/proex/editais/editais-2017/, tem o objetivo de possibilitar o custeio de serviços e materiais de consumo e o empréstimo de materiais permanentes aos Programas e Projetos de Extensão vigentes nos Editais 03/2016 (Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa), 01/2017 (Programas e Projetos de Extensão Demanda Espontânea com a Concessão de Bolsas de Extensão), 02/2017 (Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Campus Juiz de Fora), 03/2017 e 05/2017 (Projetos de Extensão do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce).

O período de inscrições de solicitações será de 14 a 23 de agosto.

Consideramos que os recursos disponibilizados nesse Edital são insuficientes para atender a totalidade das demandas das ações de extensão da UFJF. Tal fato nos coloca vários desafios, tendo em vista o cenário de dificuldades econômicas e políticas que as universidades brasileiras enfrentam. Cabe, então, continuarmos o debate da extensão na UFJF, por meio dos fóruns competentes, buscando a manutenção e a ampliação dos recursos direcionados para a área, segundo decisões estratégicas que definiremos coletivamente. Por ora, esperamos que essa iniciativa signifique a construção de uma via de acesso aos recursos financeiros da PROEX de forma clara, transparente e democrática.