UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

O que melhor define e singulariza o Projeto Pedagógico do Instituto de Artes e Design é o fato do amplo repertório da cultura criativa contemporânea constituir a coluna vertebral da estrutura curricular de todos os cursos que oferece, eixo a partir do qual são alimentados os focos irradiadores de seus estudos interdisciplinares.

O IAD coloca a criação no centro de seu projeto pedagógico, quer se aplique à aprendizagem de saberes, ao desenvolvimento de competências, à aquisição de habilidades ou à potencialização da formação artística. É dessa maneira que pretende preparar os estudantes para o exercício de funções indispensáveis à sociedade relacionadas ao campo da Arte e Cultura em geral.  Propõe-se, então, a atuar como um espaço de reflexão e intercâmbio, buscando o desenvolvimento de competências criativas.

Os projetos pedagógicos dos cursos que oferece têm o objetivo de promover um conjunto de valores comuns: a capacidade de iniciativa e de invenção, a autonomia, o conhecimento, o espírito crítico, a autenticidade pessoal e a consciência social; valores entendidos como fundamentais à formação do profissional que pretende atuar criativamente em diferentes áreas.

Destaques:

arte final

 



Instituto de Artes e Design – UFJF