Nota sobre redação de projetos e planos de trabalho de estudantes de IC para o Edital PIBIC/BIC/VIC 2021-2022

Prezados (as) orientadores (as),

Em função da Pandemia e da situação epidemiológica do município de Juiz de Fora, o acesso às dependências da UFJF está restrito a alguns grupos de estudantes de graduação, sendo exclusivas para alunos (as) de IC que atuam em projetos de combate a COVID-19.  Todo este regramento de acesso está regulamentado pelas Resoluções n.º 51/2020 e n.º 05/2021, do CONSU. Se por um lado esperamos que esta situação progressivamente seja revertida com a ampliação da vacinação, ainda não é certo que as atividades presenciais possam se dar sem limitações no período de desenvolvimento das atividades do projeto de Iniciação Científica.

No edital do programa de PIBIC/BIC/VIC 2021-2022 atual, a PROPP está estimulando o desenho de planos de trabalho que contenham etapas/atividades com a possibilidade de execução remota em função das restrições de acesso impostas pela pandemia.

Entretanto, os (as) orientadores (as) terão mantida a liberdade individual de criar propostas de projetos nos mais diversos temas, incluindo coleta e obtenção de dados experimentais. Nesses casos, entende-se ser conveniente planejar alternativamente atividades remotas de modo que a eventual manutenção de impossibilidade de atividades presenciais por um prazo maior do que o esperado não inviabilize a realização do projeto.

Cabe à PROPP ressaltar que os projetos iniciação científica terão seu mérito acadêmico avaliados pelos respectivos comitês, os quais tem liberdade para analisar os textos e o vínculo deste como um projeto de IC que contemple o desenvolvimento e amadurecimento científico de estudantes de graduação envolvidos nos programas de Iniciação Científica da UFJF.