Fechar menu lateral

Inscrições para o Programa de Formação Empreendedora começam na próxima segunda

No curso, os participantes são capacitados para elaborar seu próprio Plano de Negócio. Foto: Lucas Guedes/UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) abre na próxima segunda-feira, 11, as inscrições para a segunda turma do Programa de Formação Empreendedora. A iniciativa é voltada para estudantes, professores e inventores independentes que tenham ideias inovadoras e projetos que se enquadrem no conceito de Base Tecnológica. Os interessados podem garantir suas vagas até o próximo dia 22, ou enquanto não forem preenchidas as 25 vagas ofertadas nesta edição.

O processo contará com duas etapas: a primeira é a aplicação de um curso, que terá como objetivo qualificar os participantes nos temas “Empreendedorismo” e “Inovação”, e prepará-los para a elaboração do Plano de Negócios. Este estágio terá duração de dois meses, com carga horária de 20 horas/aula, que serão realizadas às quartas-feiras, de 16h às 18h, na sede do Critt/UFJF (localizada na 4ª plataforma do Setor Tecnológico da UFJF – Campus Juiz de Fora).

Ao final do curso, o Critt/UFJF irá compor uma Comissão Examinadora para selecionar os melhores projetos que irão participar da segunda etapa e receberão apoio da Incubadora na elaboração do Plano de Negócios, requisito para o ingresso no processo de incubação. A previsão é de que as atividades do Programa sejam iniciadas no dia 4 de maio. Os interessados podem se inscrever via site e a participação é gratuita.

Na última edição do programa, cinco propostas elaboradas por participantes foram selecionadas e agora recebem assessoria da equipe da Incubadora para serem amadurecidas e se formatarem em possíveis negócios. “Com essa iniciativa, não só disseminamos o empreendedorismo, mas ajudamos a naturalizar a inovação na sociedade. Futuramente, essas mesmas ideias podem crescer, se transformarem em empresas e ingressarem no nosso processo de incubação, complementando sua formação ”, afirma o responsável pela IBT, Leonardo Frossard.

 

DSC_0482

Os projetos selecionados recebem suporte em um espaço de trabalho compartilhado. Foto: Lucas Guedes/UFJF

Base Tecnológica

O Critt é um órgão institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), voltado para a transferência de tecnologias e soluções inovadoras desenvolvidas no âmbito acadêmico, contribuindo para o aumento da competitividade do país. Hoje, atua junto a empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas, difundindo a aplicação de novos conceitos, métodos e tecnologias de gestão, estimulando e naturalizando ainda sua utilização.

Valorizando os empreendimentos de Base Tecnológica – atividade produtiva fundamentada no desenvolvimento de novos produtos ou processos, baseada na aplicação sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos e utilização de técnicas avançadas ou pioneiras – o Centro vem se firmando como agente de fomento ao crescimento econômico regional, capaz de promover o progresso social e a difusão de tecnologias limpas, privilegiando, assim, a proteção ao meio ambiente e o respeito à natureza.

 

Outras informações(32) 2102-3435 | Ramal 226/257 | ibt.critt@ufjf.edu.br (Incubadora de Base Tecnológica do Critt/UFJF)

(32) 2102-3435 | Ramal 204 (Setor de Comunicação e Marketing do Critt/UFJF)

Programa de Formação Empreendedora

 

Leia mais:

Novo espaço é inaugurado ao fim da primeira etapa do Programa de Formação Empreendedora

Empresários buscam financiamento coletivo para pulseira de proteção infantil