Novo espaço é inaugurado ao fim da primeira etapa do Programa de Formação Empreendedora

Ao final da aula, a turma se reuniu para confraternizar no novo espaço de trabalho compartilhado. Foto: Lílian Delfino/UFJF

Ao final da aula, a turma se reuniu para confraternizar no novo espaço de trabalho compartilhado. Fotos: Lílian Delfino/UFJF

A Incubadora de Base Tecnológica (IBT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF) concluiu na tarde de ontem, 9, a primeira etapa do Programa de Formação Empreendedora. Na ocasião, o setor também inaugurou o novo espaço de trabalho compartilhado para os projetos em processo de pré-incubação, que serão selecionados na próxima semana a partir de propostas apresentadas pelos empreendedores recém-formados.

Para o projetista Paulo de Domenico Filho, cuja oportunidade de participar do Programa coincidiu com o momento em que foi premiado em um concurso local de empreendedorismo, o aprendizado foi um divisor de águas. “Gostaria de ter conhecido o Centro há 50 anos, pois hoje eu seria outra pessoa. Estudei em uma escola técnica e, consequentemente, minha formação foi pouco direcionada para o aspecto gerencial. O que eu aprendi em três meses de Formação Empreendedora, não aprendi em meio século de vida”, reconhece.

Já o graduando em Engenharia Elétrica Leandro Silva considera que a chance de visualizar outros aspectos do empreendedorismo mais a fundo foi um dos grandes atrativos do curso. “Às vezes você tem uma grande ideia, mas não sabe como colocá-la em prática, bem como os passos que antecedem a criação de um negócio. É possível encontrar muito conteúdo sobre o assunto na internet, mas é muito diferente quando você tem alguém te instruindo melhor”. afirma ele, exemplificando com atividades como o Canvas de Proposta de Valor.

DSC_0464

Fernanda agora se sente mais segura diante da possibilidade de empreender. Fotos: Lílian Delfino/UFJF

Disseminando a inovação

“Eu já tenho um pequeno negócio, o que me incentivou a buscar um curso que me orientasse no gerenciamento dele e me fornecesse um conhecimento mais técnico nesse aspecto. Além disso, estou fazendo uma pós-graduação e me interesso muito em projetos de desenvolvimento tecnológico e inovador”, explica Fernanda Gonçalves, que já possui o próprio consultório veterinário. “As minhas ideias demandam um trabalho maior a longo prazo, mas o curso me deixou mais segura diante da possibilidade de empreender”, diz.

Na próxima quarta-feira, 16, as propostas elaboradas pelos participantes do Programa serão submetidas a uma banca avaliadora, que as examinará considerando cinco critérios com diferentes pesos: perfil dos empreendedores, viabilidade técnica do produto ou serviço, potencial de mercado, grau de inovação e clareza na exposição das ideias. Os projetos selecionados receberão assessoria da Incubadora na construção de seus Planos de Negócio e terão à sua disposição o novo espaço de trabalho por quatro meses.

O responsável pela IBT, Leonardo Frossard, afirma que o resultado foi satisfatório e a expectativa do setor agora é atrair boas propostas para a segunda etapa. “Com essa iniciativa, não só disseminamos o empreendedorismo, mas ajudamos a naturalizar a inovação na sociedade, uma vez que visamos atrair empreendimentos de base tecnológica, ou seja, que tenham isso como premissa no desenvolvimento de seus produtos. Futuramente, eles podem virar empresas e ingressarem em nosso processo de incubação”, afirma.

Nova turma

No próximo dia 4 será divulgado o cronograma oficial da próxima turma do Programa de Formação Empreendedora. A previsão da Incubadora é de que as inscrições sejam feitas entre os dias 11 a 22 de abril, com início das aulas no dia 4 em maio e tenham duração aproximada de três meses. Assim como no ano passado, os interessados poderão garantir sua vaga pelo site do Critt/UFJF e a participação é gratuita. As datas ainda estão sujeitas à alteração.

Confira a cobertura fotográfica do evento:

Outras informações: (32) 2102-3435 – Ramal 257 (Incubadora de Base Tecnológica)

Conheça o Programa de Formação Empreendedora

Critt/UFJF procura professores e estudantes para atender demandas tecnológicas do mercado

Vaga para bolsista 20h na Incubadora de Base Tecnológica do Critt/UFJF

Empresários buscam financiamento coletivo para pulseira de proteção infantil

Smarti9 conquista credibilidade global com transmissão de dados via rede elétrica

Startup incubada no Critt/UFJF é uma das 48 selecionadas para competição na Campus Party