UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Grupos de Pesquisa

Você está em: Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa na UFJF:

 

Os grupos de pesquisa são núcleos de trabalho científico na UFJF formados por um (ou até dois) líder (es), pesquisadores associados, estudantes (bolsistas ou não) e técnicos administrativos em educação. São organizados em torno de linhas de pesquisa que lhe conferem sua identidade própria, sendo que que sua constituição é estimulada pela própria universidade, pelo CNPq e por diversas agências de fomento à pesquisa.

 

A existência de um grupo o qualifica a participar de editais específicos, como o edital de Apoio a Grupos Emergentes da Fapemig.

 

CADASTRO DE NOVOS GRUPOS:

 

A PROPP/UFJF é a interface entre a Universidade e o CNPq.

 

O pesquisador interessado em cadastrar um grupo de pesquisa deverá enviar um e-mail ao Dirigente de pesquisa da UFJF (pesquisa.propp@ufjf.edu.br), informando o nome do grupo e solicitando seu cadastro como líder.

 

Os Líderes, depois de cadastrados pelos Dirigentes, passam a ter acesso ao site de Líderes de grupo, onde está disponível o formulário on line, cujo preenchimento e envio é de sua responsabilidade. A senha de acesso do líder é a senha Lattes (caso não a possua ou a tenha esquecido, acesse o link “Sua senha”, na página principal do site do CNPq).

 

Cumprida esta etapa de preenchimento, o líder enviará um novo e-mail para o endereço acima, desta vez solicitando a Certificação de seu grupo pela UFJF. Somente depois de certificado, o grupo passa fazer parte do Diretório de Grupos de Pesquisa.

 

O líder deverá evitar as seguintes situação consideradas atípicas pelo CNPq:

– Grupos unitários;

– Grupos sem estudantes;

– Grupos sem técnicos;

– Grupos com mais de dez pesquisadores;

– Grupos com mais de dez linhas de pesquisa;

– Grupos onde o líder não é doutor;

– Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;

– Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos;

– Estudantes que participam de dois ou mais grupos;

– Grupos semelhantes.

 

O prazo de validade de um grupo certificado é de 12 meses. Assim, um grupo certificado que permaneça mais de 12 (doze) meses sem sofrer atualização passa para o status de grupo não-atualizado. O retorno de um grupo não-atualizado para a situação de grupo certificado será automático tão logo seja atualizado e enviado pelo Líder.

 

Um grupo certificado deve ser atualizado sempre que houver novas informações, mas atenção: após qualquer atualização de dados, o Líder precisa enviar os dados novamente (botão “enviar ao CNPq” do formulário).

 

Para maiores informações e esclarecimento de dúvidas, acesse o endereço: Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

LOGO FORMULÁRIOUniversidade Federal de Juiz de Fora

Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário

Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG