2017relatorio

A gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em abril de 2016. Um dos principais compromissos de campanha, à época, era de oferecer transparência às atividades desenvolvidas pela Administração Superior, tornando possível a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisão que envolvem a Universidade. Esta série de reportagens apresenta um balanço do que foi realizado em 2017 e as perspectivas para 2018, a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. Nesta 13ª  matéria, destaque para o trabalho da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

A UFJF conta, atualmente, com 95 opções de cursos de graduação, 36 de mestrado e 17 de doutorado, em todas as áreas do conhecimento. Pelo campus-base circulam, diariamente, mais de 20 mil alunos, sem contar os cerca de três mil estudantes da educação a distância. Também integra a Universidade o campus avançado de Governador Valadares (MG), que iniciou suas atividades no dia 19 de novembro de 2012 e hoje oferece 850 vagas anuais em dez cursos de graduação presenciais.

A Pró-reitoria de Graduação da UFJF (Prograd) é a instância encarregada do gerenciamento acadêmico e desenvolvimento de programas e projetos voltados para os cursos de graduação da Universidade. Neste sentido, em parceria com as demais instâncias, tem como objetivo promover a formação de profissionais de excelência acadêmica, cidadãos ética e politicamente envolvidos com a sociedade. No âmbito da Prograd, as ações são viabilizadas por meio dos diversos setores que a integram, como o de Regulação de Cursos, de Análise de Matrículas e das Coordenações: dos Programas de Graduação, de Licenciaturas, de Estágios, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de Articulação Universidade–Escola Básica, dos Bacharelados Interdisciplinares, de Universalização da Língua Estrangeira, de Universalização da Informática e a de Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese.

Pró-reitoria Maria Carmem Simões destaca desafios de construir uma UFJF democrática, inclusiva e de nível de excelência nos cursos (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Pró-reitora Maria Carmen Simões destaca desafios de construir uma UFJF democrática, inclusiva e de nível de excelência nos cursos (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

A pró-reitora Maria Carmen Simões de Melo comenta que, ao refletir sobre como foi a caminhada ao longo do ano de 2017, percebe que “muitos desafios foram vencidos na perspectiva de alcançar as metas que foram elaboradas, apesar de haver ainda muito a ser feito”. O pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorin, classifica o ano de 2017 como de muito trabalho e desafios. “Avançamos muito em relação à construção de instrumentos normativos que possibilitem uma graduação de qualidade na UFJF”.

Neste sentido, com o intuito de dar continuidade ao processo de reestruturação interna e revisão dos processos institucionais dos programas de Graduação, em 2017 a Pró-reitoria encaminhou as discussões junto ao Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) para as providências necessárias à adequação do sistema para efetivação da nova resolução que regulamenta as monitorias, prevista para o primeiro semestre de 2018. Também foi criada no Conselho Setorial de Graduação (Congrad) a Comissão para reformulação das normas do Programa de Treinamento Profissional, com a criação de nova resolução a este respeito. 

Ao longo do ano, na área da Coordenação dos Programas de Graduação, foram desenvolvidos 638 projetos de Treinamento Profissional (TP) que envolveram 108 departamentos, sendo concedidas 741 bolsas. No Programa de Monitoria, foram 635 projetos de 20 unidades acadêmicas, com a concessão de 732 bolsas.

A Prograd, por meio da Coordenação dos Programas, ainda participou ativamente – em parceria com as pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e de Extensão (Proex) e com a Diretoria de Inovação – da organização e realização da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF, no período de 6 a 11 de novembro. Entre suas atividades, houve uma programação específica voltada para os programas de Treinamento Profissional, de Monitoria, de Educação Tutorial (PET e GET) e de Universalização de Línguas Estrangeiras (PU).

Aproximação
A Prograd tem buscado aproximar e estreitar as relações entre os campi, acompanhando de perto as ações desenvolvidas e fomentando a reflexão sobre as atividades formativas em consonância com as normas da UFJF. Segundo a pró-reitora, “a Prograd se empenhou em estar presente no campus de Governador Valadares, tendo sido realizadas nove visitas técnicas em 2017, com acompanhamento das atividades acadêmicas, da implantação do setor de estágios, dos processos de reconhecimento de cursos, de colações de grau e recepção dos calouros, além da Mostra Acadêmica.”

Plano institucional de formação de professores

(Géssica Leine)

Prograd investiu no avanço do Fórum de Licenciaturas, afim de implantar novas diretrizes curriculares para a formação de professores (Géssica Leine)

Dando continuidade aos procedimentos para a implantação das novas diretrizes curriculares para a formação de professores, várias foram as reuniões realizadas, tanto do Fórum de Licenciaturas, quanto da comissão criada com o objetivo de formular a proposição do Projeto Pedagógico Institucional das Licenciaturas da UFJF. “Para este fim, no dia 18 de agosto recebemos a professora Malvina Tania Tuttman (UniRio), quando foram discutidas as novas diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada de docentes”.

Nesta mesma perspectiva, em novembro, professores da escola básica e da UFJF, estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade e de cursos de pós-graduação, sindicatos de representação docente e gestores das redes de educação pública puderam participar do  Seminário “A Política Nacional de Formação de professores e professoras e suas repercussões nas Universidades Federais”. A iniciativa foi promovida pelo Fórum de Licenciaturas e Coordenação de Licenciaturas da Prograd.

Modernização do portal de estágios
Um dos períodos mais férteis para o aprendizado e aperfeiçoamento do aluno, independentemente do curso, é o estágio. Na UFJF, a Coordenação de Estágios é o setor da Prograd responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à regulamentação dos estágios dos estudantes. Tem como objetivo central atuar junto aos professores, estudantes e concedentes de estágios para orientar e viabilizar o cumprimento da legislação vigente e das rotinas e padrões documentais relativos a este processo formativo. Para tanto, disponibiliza site atualizado para verificação de todas as leis, normas, documentos e número de vagas de estágio que são oferecidas pela instituição. Atualmente, a Universidade conta com aproximadamente 2.070 convênios de estágios vigentes, celebrados com instituições públicas e privadas. No ano passado, cerca de 6.300 estágios foram homologados, beneficiando os alunos da Instituição.

Desde março de 2017, os interessados têm acesso ao novo modelo de formulário de estágio, cujo preenchimento é obrigatório, independentemente da modalidade ou curso para o qual as vagas estejam direcionadas, com exceção daqueles que possuem instrumento próprio, como é o caso dos estágios coletivos nas dependências da UFJF; nas unidades da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal; e no Hospital Dr. João Penido. O novo modelo, disponível no portal, através da guia “Novos Formulários”, unificou os anteriores cinco formulários diferentes, para cada modalidade de estágio: obrigatório remunerado; obrigatório não remunerado; não obrigatório; estágios das licenciaturas; e nas dependências da UFJF.

De acordo com o assistente em administração da Prograd, Otávio Bittencourt, “com vistas a dar maior clareza às suas atividades, a Coordenação de Estágios iniciou em 2017 uma campanha em que foram realizadas diversas ações. Assim, no início de cada semestre letivo, ocorreram rodadas de reuniões com os docentes responsáveis pelos estágios de todos os cursos da UFJF, na proposição de minimizar as dúvidas, discutir propostas de melhorias nos procedimentos relativos a estágios e apresentar os novos formulários, visando facilitar o acesso e o preenchimento dos documentos pelos alunos. Também faz parte da campanha a reorganização da página da Coordenação.

Parcerias
Tendo como meta desenvolver o levantamento e a análise de dados referentes aos estudantes da Universidade no âmbito das modalidades de ingresso, com destaque para os conceitos e taxas de evasão, retenção e taxa de sucesso, a Prograd criou uma comissão, com representantes da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), da Diretoria de Imagem Institucional, da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) e da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

O objetivo da iniciativa é, segundo Maria Carmen, “acompanhar os procedimentos de organização e execução dos processos

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Comissão de Matrículas conseguiu aprovar no Congrad novos procedimentos para agilizar a matrícula dos alunos veteranos no Siga (Foto: Caique Cahon/UFJF)

seletivos de ingresso nos cursos de graduação da UFJF, assim como fornecer subsídios para os trabalhos da Comissão de Acompanhamento Acadêmico criada no Congrad.”

Outra mudança significativa diz respeito ao trabalho realizado pela Comissão de Matrículas do Congrad que, ao finalizar seus trabalhos, teve aprovados por este Conselho, os novos procedimentos que se propõem a agilizar a matrícula dos discentes veteranos no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Os calouros têm matrícula feita pela Cdara, podendo ter autonomia sobre ela apenas no semestre seguinte.

Durante o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018, a Prograd elaborou uma série de estratégias de condução das provas, integrando as ações da Pró-reitoria por meio da Copese. Um exemplo, destacado como exitoso, foi a atuação da equipe de profissionais na assistência aos candidatos com deficiência. O trabalho foi realizado por coordenadores e auxiliares de coordenação selecionados de acordo com o conhecimento e experiência na área de inclusão escolar, que planejaram, organizaram e orientaram os procedimentos dos fiscais para o atendimento especial a estas pessoas e a seus familiares.

Articulação com a escola básica
A Pró-reitoria também buscou desenvolver estratégias para ampliar a articulação da Universidade com a Escola Básica, em parceria com as diretorias de Imagem e de Ações Afirmativas (Diaaf), com a Coordenação de Articulação Universidade – Escola Básica e com a Copese.

Em junho, em comunhão com a Diaaf, a Prograd promoveu, no Centro de Ciências, a mesa-redonda “Desafios do acesso e permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior”. A iniciativa abriu os debates sobre a aplicação da Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino.  A Lei foi regulamentada pela Portaria Normativa n° 09, do Ministério da Educação, do dia 5 de maio de 2017.

“A lei que inclui as pessoas com deficiência no âmbito das políticas afirmativas de cotas trouxe e traz muitos desafios, mas, junto dela, também, muita aprendizagem”, analisa Cassiano Amorim.

Nova política de cotas
O Conselho Superior (Consu), por meio da Portaria 996/2017, instituiu comissão presidida pelo pró-reitor adjunto de Graduação, com a finalidade de regulamentar a política de ingresso na UFJF. Deste estudo derivou o novo regulamento definido pela Resolução CONSU 60/2017. Este trata da realização de matrícula e destina-se ao preenchimento de vagas dos cursos de graduação, com ingresso através do Pism e Vestibular, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.

 (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

A edição do Pism 2018 trouxe uma novidade: 50% das vagas foram destinadas para o ingresso via Pism e outros 50% via Sisu (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

Também sobre o ingresso, discussões no Congrad e decisão do Consu, trouxeram uma novidade para a edição 2018 do Pism: o Módulo III do Programa reservou, para os ingressos no primeiro e no segundo semestre deste ano, 50% do total de vagas na UFJF; as demais 50% foram destinadas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até então, a relação era de 30% de vagas para o Pism e 70% para o Sisu. Como na oportunidade a decisão por esta distribuição foi relativa apenas ao ingresso em 2018, ao longo deste ano, serão promovidas discussões no sentido de aprofundar esta reflexão no âmbito institucional.

Desta forma, o Módulo III do Pism ofereceu um total de 2.323 vagas para ingresso em 2018, em 72 cursos, sendo 1.908 vagas em 62 cursos no campus Juiz de Fora e 415 vagas em dez cursos no campus avançado de Governador Valadares.

De acordo com Cassiano Amorim, a alteração do percentual foi feita “para melhor aplicação das resoluções do Decreto nº 9.034, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais. De acordo com a legislação, as instituições devem reservar percentual de vagas para alunos com deficiência”, enfatiza.

Deste modo, a UFJF, assim como todas as outras instituições federais de ensino superior, deve, por lei, destinar metade de suas vagas ao sistema de cotas ou ações afirmativas. São cadeiras dedicadas a pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, subdivididas em oito outros grupos, conforme renda per capita familiar, raça ou grupo étnico e ocorrência de deficiência, conforme o novo sistema de cotas da Universidade.

A avaliação das condições que motivaram o candidato a pleitear as vagas destinadas a deficientes é realizada por uma comissão composta por profissionais da Universidade e coordenada pela Prograd. No momento da matrícula presencial, o candidato responde a um questionário sobre a deficiência declarada e deve entregar a documentação prevista em edital para a avaliação da comissão.

Foi criado ainda pela Prograd o Setor de Análise de Matrícula, no qual passaram a atuar três Assistentes Sociais e dois técnico-administrativos em Educação (TAEs), que têm desenvolvido a revisão das dinâmicas de análise de renda dos processos de matrículas nos cursos de graduação da UFJF, dos ingressantes que optaram por estes grupos. Tais profissionais têm se debruçado na criação de um projeto institucional que atue na melhoria do fluxo da análise socioeconômica quanto à isenção de taxas, inscrições em cotas, matrículas e respectiva documentação.

A pró-reitora Maria Carmen destaca que “os profissionais lotados na Prograd também têm participado ativamente em comissões que se propõem a regulamentar e verificar a pertinência para o ingresso, e promover o acesso e permanência dos estudantes que optam pelos diferentes grupos (de renda, étnico-racial, de pessoas com deficiência). Estas comissões são extremamente importantes tanto para promover e favorecer o desempenho acadêmico de nossos estudantes, quanto para detectar e evitar fraudes.

Ampliação de oportunidades
Para refletir sobre as dinâmicas e os processos do ensino de graduação nas instituições de ensino superior brasileiras, a Prograd participou, diretamente, da promoção de seminários de discussões sobre políticas de formação em ensino superior no Brasil contemporâneo.

Neste sentido, a Pró-reitoria se fez presente em diversos eventos realizados durante o ano de 2017, como palestra, em maio, sobre ódio e exclusão no projeto “escola sem partido”; o V Interpet/GET; o IX Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (IX Epea); o Projeto “Empreenda. Em Ação!”; o  IV Colóquio de letramentos, linguagem e ensino; e o VI Seminário – Universidade e Escola, dentre outros.

A Prograd também colaborou para a reformulação do imóvel que sedia a clínica do curso de Veterinária da UFJF, entregue em solenidade no dia 29 de setembro de 2017. A propriedade, localizada na Rua Capitão Arnaldo de Carvalho, no Bairro Jardim Glória, passou por reformas, visando atender aos requisitos para o desenvolvimento de atividades de ensino e práticas de disciplinas obrigatórias do curso de Medicina Veterinária. O local agora abriga centro cirúrgico, quatro ambulatórios, laboratório de patologia clínica, canil com 15 baias, copa, lavanderia, além de salas de pós-operatório, RX, esterilização, médicos veterinários, professores e aulas. “Destaca-se aqui o grande empenho e excelente atuação da equipe da ProInfra (Pró-reitoria de Infraestrutura”, comenta Maria Carmen.

“A Pró-reitoria de Graduação tem colaborado com o convênio entre a UFJF e a Embrapa Gado de Leite, que visa o compartilhamento de tecnologia e conhecimentos, a captação de recursos e inclusive a criação de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado”, acrescenta.

Desenvolvimento acadêmico
Maria Carmen faz referência também às ações na perspectiva da internacionalização que têm sido objeto de grande relevância para os estudantes. “A Prograd se articulou com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) com previsão de oferta de disciplinas de graduação em idiomas estrangeiros, salas de aula em diferentes unidades com recursos de tradução instantânea, e fortalecimento dos programas de oferta de línguas estrangeiras na UFJF, especialmente o Programa de Universalização da Língua Estrangeira.”

A pró-reitora destaca ainda a colaboração no planejamento e viabilização da realização pela DRI do Programa Global July, ocorrido em junho de 2017, que se mostrou uma oportunidade excelente e com previsão de novas edições.

(Foto: via VisualHunt.com)

Prograd buscou viabilizar atividades de intercâmbio internacional, com análise 31 novos convênios de cooperação internacional, propostos pela DRI (Foto: via VisualHunt.com)

“Ainda por empenho especial da Reitoria, foi criado pela Prograd um projeto em que durante quatro meses, 50 discentes, sob a supervisão da DRI, se debruçaram para as traduções para o inglês das ementas das disciplinas encaminhadas pelos diversos cursos. Este trabalho foi finalizado agora em dezembro de 2017 e no momento está apenas em revisão”, destaca Maria Carmem.

Neste sentido, a Prograd buscou viabilizar atividades de intercâmbio internacional no âmbito da graduação, com a análise de 31 novos convênios de cooperação internacional, propostos pela Diretoria de Relações Internacionais.

A Prograd participou ativamente em parceria com a Diretoria de Avaliação Institucional, cada uma em sua área de competência, das visitas de comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para o reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação. Tais procedimentos contam com as atividades do Setor da Prograd de Regulação de Cursos e do Pró-reitor de Graduação durante as visitas. No campus avançado de Governador Valadares, sete cursos foram avaliados: Administração, Direito, Odontologia, Farmácia, Ciências Contábeis; e Fisioterapia, todos com nota 4, e Educação Física (nota 3).

Já no campus de Juiz de Fora, quatro cursos foram avaliados e tiveram sua renovação de reconhecimento obtidas com o apoio da Diretoria de Avaliação: Música (habilitação em Composição); Medicina; Ciências Exatas; e Enfermagem (licenciatura EAD), todos com nota 4. Os conceitos são referentes a três grandes dimensões: corpo docente e tutorial, organização didático-pedagógica e infraestrutura e o máximo que pode ser emitido por esta avaliação é a nota 5.

“É muito importante participar e acompanhar todo este processo que nos envolve e faz refletir sobre o que e como fazemos”, avalia Maria Carmem. Amorin acrescenta: “Entre tantas coisas realizadas, acompanhar todo o processo de reconhecimento dos cursos novos no campus de Governador Valadares foi muito gratificante, pois envolve o empenho de muitos docentes, técnicos e diferentes setores da Universidade”.

Maria Carmen também menciona a colaboração para que, desde o início desta gestão, todas as reuniões do Congrad sejam transmitidas por webconferência para Governador Valadares. “Esta condição de transmissão simultânea é mais do que relevante para que as decisões se dêem de modo democrático, transparente e com a participação e contribuição de todos os interessados, e só temos a agradecer às equipes do CGCO, de Tecnologia da Informação da UFJF-GV e da Prograd.”  

Projetos pedagógicos
Também compôs o hall de atividades executadas pela Pró-reitoria a organização de fluxograma de processos de alteração, criação de disciplinas e de curso de graduação, para orientação aos conselheiros do Congrad. Ao todo, o Conselho aprovou a atualização de projetos pedagógicos e/ou reformas curriculares de 29 cursos; 43 processos de criação de disciplinas; e 37 processos de alteração de disciplinas em 2017.

Para Maria Carmen e Amorin, “o próximo ano se mostra desafiador.” Entretanto, afirmam que “o trabalho desenvolvido pela Prograd encoraja e anima a equipe para os próximos passos. Apesar dos desafios colocados pelo tempo presente, esperamos que em 2018 possamos continuar construindo juntos uma UFJF mais democrática, inclusiva e de muita qualidade em seus cursos de graduação. Neste cenário, muitas vezes adverso, se evidencia o quanto somos parte de um todo. Reconhecer que nada teria sido possível, sem a participação e colaboração das pessoas. Energia, habilidade, envolvimento, empenho e contribuição de cada um, fizeram a diferença”.

Outras informações:
(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação

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