Curso de Música – Composição é reconhecido pelo INEP

O Curso de Música com habilitação em Composição da Universidade Federal de Juiz de Fora passou com êxito pelo processo de avaliação in loco  realizado por comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O curso recebeu o conceito 4, considerado como “muito bom”. Essa nota é fundamental para o seu reconhecimento, por atestá-lo como apto para emitir diplomas e formar profissionais.

As habilitações mais antigas passaram pelo processo de reconhecimento em 2012 e 2013. Em 2012, os cursos de Música com habilitação em Flauta recebeu nota 3 e com habilitação em canto, nota 4. No ano seguinte, Violoncelo, Violino e Piano conquistaram a nota 3 e Violão, a nota 4.

Com foco na organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, os avaliadores cumpriram uma agenda de atividades que incluiu visitação ao Instituto de Artes e Design, reunião com professores e alunos, além de análise documental da Universidade do curso especificamente. A Diretoria de Avaliação participou dos procedimentos exigidos pelo Ministério da Educação dando suporte ao curso avaliado, auxiliando  o coordenador do curso na preparação da documentação que foi apresentada e nas ações para receber os avaliadores.