Gabriel vai participar da última fase do concurso promovido pela Volksvagen

Gabriel vai participar da última fase do concurso promovido pela Volkswagen

Como será a mobilidade no futuro? É esta questão que o concurso “Talento e Design 2017” com o tema “Visões do Amanhã” pretende desenvolver convidando alunos de design ao redor do Brasil para pensarem modelos, composições e outros questionamentos relativos aos veículos em um futuro cada vez mais próximo. E é isto que o aluno do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gabriel Sant’Anna, respondeu para chegar à fase final da competição, que agora conta com apenas cinco candidatos em sua categoria, na qual o estudante é o único representante de Minas Gerais e de uma universidade federal.

O concurso é organizado pela montadora alemã Volkswagen e é dividido em duas categorias: Shape Design e Color & Trim. Sant’anna participou da segunda, que consiste no desenvolvimento de tecnologias, acabamentos, design, em uma nova roupagem para o veículo de forma geral. A empresa propôs o desafio “pense como será um novo Volkswagen que valorize a conexão do homem com a natureza e com a tecnologia”, ao qual o aluno respondeu com seu projeto “Up!Gaia”. Desta forma, o estudante optou por novas tecnologias voltadas a uma responsabilidade sistêmica, como a substituição de polímeros por novas fibras, estas menos nocivas ao meio ambiente.

Sant’Anna explica o que buscou com o modelo: “É um projeto moderno, relacionado com o público jovem que, em muito casos, é resistente a comprar carros pela nocividade ao meio ambiente.” Assim, o estudante acredita ser possível que “pessoas enxerguem o carro como um libertador”, tendo em vista mudanças geracionais relacionados às representações envolvidas na aquisição de veículos. O foco nos jovens explica a escolha do estudante pelo modelo Up!, que possui um design moderno e preço mais acessível, o que consegue motivar os mais novos a comprarem seu primeiro veículo, o que Gabriel acredita que pode ser potencializado com as propostas de seu projeto.

A escolha de “Gaia” decorre de uma hipótese de mesmo nome que propõe que elementos terrestres estejam intensamente interligados. A “harmonia com os impactos sociais”, o que envolve não somente consequências estritamente ligadas às ações antropomórficas no meio ambiente, mas também efeitos como a desigualdade social, tangem o projeto no que se refere ao bem estar como um todo. Assim, o estudante buscou uma teoria ecológica aplicada ao design automotivo.

A preparação do projeto durou cerca de um mês, pois foi preciso “muita pesquisa para saber o que estava adaptado à indústria automotiva”. Segundo Sant’Anna, um amigo o avisou sobre o concurso, que engloba uma área na qual sempre teve interesse, mas considerava utópica para o cenário brasileiro. A oportunidade da montadora alemã, que o estudante aponta como a única que realiza este tipo de concurso no Brasil, é especial, já que mesmo aqueles que não conseguem vencer a competição, que oferece um estágio em uma das maiores empresas automotivas do mundo, gera interesse profissional em outras montadoras.

Os responsáveis pelos 30 projetos aprovados (20 para Shape Design e 10 para Color & Trim) para a segunda fase, visitaram a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), quando tiveram oportunidade de conhecer vários âmbitos da empresa e realizaram uma prova de aptidão e entrevista. Já a terceira fase consiste em aprimorar o projeto inicial, contanto com o acompanhamento dos responsáveis pelo concurso, culminando com a apresentação final no dia 6 de outubro, com local ainda a ser definido.

A competição destina-se aos estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados no último ano dos cursos de Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto e/ou Programação Visual; Design de Produto; Design Gráfico; Design de Interiores e Acabamentos; Moda; Arquitetura em Instituições de Ensino Superior registradas no Ministério da Educação (MEC). A Volkswagen oferece aos vencedores a oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo, vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca. São três vagas para Shape Design e uma para Color & Trim.

Outras informações: (32) 2102-3350 Instituto de Artes e Design (IAD)