mestrado

Cosme Azarias defendeu a dissertação “Utilização da espectroscopia de infravermelho para determinação rápida do índice de maturação em queijos pecorino, maturado e gouda fabricados com leite de ovelha”, no dia 8 de junho na UFJF (foto: Davi Carlos/UFJF)

O acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia, Cosme Antônio Azarias, desenvolveu uma metodologia orientada à análise de queijos, utilizando a espectroscopia de Infravermelho. Esta forma de trabalho permite a determinação rápida e o acompanhamento do índice de maturação destes alimentos.

Para realização da pesquisa, o acadêmico utilizou queijos que foram fabricados e mantidos em câmaras de maturação no Laticínio Cabanhas Vida ME., localizado na Serra da Mantiqueira, no município de Soledade de Minas, Minas Gerais. A partir daí, as amostras foram transportadas em recipientes isotérmicos e armazenadas a 5°C até o momento das análises. “As análises de umidade, gordura no extrato seco e proteína, foram realizadas no Laboratório de Água e Alimentos do Departamento de Ciências Farmacêuticas, as que verificaram o grau de maturação dos queijos foram no laboratório de Espectroscopia de Materiais do Departamento de Física, ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Enquanto o equipamento utilizado para a determinação da espectroscopia foi o Vertex da Brucker”, informou Cosme Azarias.

Quanto aos resultados obtidos, o pesquisador avaliou o método analítico como essencial para monitorar a evolução do processo de maturação dos queijos. “Ficaram evidenciados os processos de proteólise e lipólise ocorridos durante a maturação. A técnica possibilitou o aumento na frequência das análises de forma não destrutiva, possuindo alta precisão, permitindo a utilização de amostra única e sem tratamento prévio. Isto possibilita a automatização do processo, reduzindo drasticamente os custos com análises e não agredindo o meio ambiente.”

Para o mestrando, o estudo confirma a importância da pesquisa científica na especialização de profissionais que já estão inseridos no mercado. “Com esse trabalho, posso mostrar que profissionais estão em busca de novas ferramentas que sejam relevantes para que as empresas possam baixar seus custos operacionais, comercializar produtos mais padronizados e também contribuir na geração de mais empregos.”

Contatos:
Cosme Antônio Azarias (mestrando)
cosme.mestradoufjf@gmail.com

Virgílio de Carvalho dos Anjos (orientador – UFJF)
virgilio.anjos@gmail.com

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Virgílio de Carvalho dos Anjos (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Marco Antônio Moreira Furtado (UFJF)
Porfª. Drª. Miriam Aparecida de Oliveira Pinto (UFJF)
Prof. Dr. Luiz Ronaldo de Abreu (UFLA)
Prof. Dr. Roney Alves da Rocha (UFLA)

Outras informações:  (32) 2102-3808 – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados