ana lívia coimbra

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, a reativação do Conselho vai transformar o Fórum em um espaço deliberativo, para construir e aprovar a política de extensão da UFJF (foto: Géssica Leine/UFJF)

Nesta segunda-feira, 17, tem início o processo eleitoral para a escolha de representantes do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (Conexc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Conforme regimento eleitoral, podem se candidatar a assentos os coordenadores de programas e/ou projetos vigentes até o dia 1º de abril de 2017, bem como seus respectivos beneficiários. O órgão voltará a se reunir depois de mais de 10 anos sem atuação.

“A eleição dos representantes das comunidades universitária e externa no Conexc é algo muito importante. Ao reativarmos o Conselho, vamos transformar o Fórum, que criamos em caráter provisório – um espaço consultivo – em um espaço deliberativo, que vai, a partir de então, construir e aprovar a política de extensão da UFJF”, afirma a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

Processo Eleitoral

Em novembro do ano passado, foi aprovado um novo regimento, no Conselho Superior, (Consu) e, a partir dessa aprovação, foi formalizado o início da recomposição do Conexc. Para isso, foi instaurada uma Comissão para elaborar o regimento e conduzir o processo eleitoral, formada por professores que coordenam projetos e programas de extensão, além de técnicos dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

A eleição dos representantes de programas e projetos será feita por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), enquanto a eleição dos representantes dos beneficiários de programas e projetos de extensão ocorrerá de forma presencial. Os projetos de extensão terão um representante por área temática: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Já os programas e os beneficiários de ações de extensão terão um representante por campus.

Para que um beneficiário de programa ou projeto de extensão possa se candidatar a um assento no Conecx ou votar em um representante, é necessário que os coordenadores indiquem seu nome e o título do programa e/ou projeto ao qual ele está vinculado, até a próxima quinta-feira, 20 de abril, para o e-mail secretaria.extensao@ufjf.edu.br.

A candidatura de beneficiário será feita pessoalmente nos locais indicados no regimento, mediante entrega de declaração assinada pelo coordenador do programa e/ou projeto, entre os dias 17 e 24 de abril, das 9h às 17h. O período de votação para representante dos beneficiários será entre os dias 2 e 3 de maio, nos locais descritos no regimento.

É a primeira vez que é feito um processo eleitoral para compor o Conselho, ressaltando, segundo a pró-reitora Ana Lívia, o caráter democrático e transparente do mesmo e a inovação em se elegerem representantes da comunidade que são beneficiários dos programas e projetos de extensão de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

“É um espaço importantíssimo de participação e debate que conta com a presença dos que fazem a extensão na Universidade, por meio dos representantes dos programas e projetos, de outros conselhos universitários e, o mais importante: também serão ouvidos os beneficiários dos nossos projetos, que serão eleitos pelos próprios beneficiários, para ocuparem este assento.”

Campus avançado ganha representatividade

Segundo a pró-reitora de extensão, algo importante na composição do Conselho é a participação dos dois campi, por meio de seus representantes. “Temos representações específicas de GV e Juiz de Fora, sendo que, entre os assentos destinados aos beneficiários dos programas, um será eleito por um representante de Juiz de Fora e outro por um beneficiário dos programas que são oferecidos em Governador Valadares. As reuniões serão feitas por webconferência, para que todos possam participar e construir a política de extensão na UFJF.”

O professor do curso de Direito da UFJF-GV, Adamo Dias Alves, atuará como vice-presidente da Comissão Eleitoral. Segundo o docente, para a comunidade acadêmica de Governador Valadares, ter assento no Conselho Setorial de Extensão e Cultura é avançar no reconhecimento efetivo das atividades extensionistas desenvolvidas pela UFJF em GV.

“É um grande avanço da atual Reitoria. Em primeiro lugar, porque se atendeu a uma demanda da comunidade acadêmica de Governador Valadares, que sempre clamou por mais participação nas deliberações relativas à política extensionista da UFJF. Em segundo lugar, considero a decisão da atual Reitoria um verdadeiro marco, porque, além de termos um Conselho Setorial de Extensão e Cultura finalmente em atividade na Universidade, situação alcançada graças à desburocratização levada a cabo pela atual Reitoria, é assegurada, pela primeira vez, a participação efetiva dos extensionistas do campus do campus avançado nas deliberações sobre a extensão desenvolvida pela UFJF”, argumenta.

O presidente da Comissão é o professor da Faculdade de Fisioterapia, do campus de Juiz de Fora, Eduardo de Castro Assis. Para ele, “fica clara a importância dessa nova modalidade de eleição em envolver os dois campi e, também, membros da comunidade,atendidos pelos programas e projetos de extensão promovidos pela UFJF.”

Composição da Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral é formada pelos seguintes servidores da UFJF: Eduardo de Castro Assis, professor do curso de Fisioterapia do campus de Juiz de Fora, que atuará como presidente; e Adamo Dias Alves, professor do curso de Direito do campus de Governador Valadares, vice-presidente. Os demais membros são: Maria das Graças Afonso Miranda Chaves, professora da Faculdade de Odontologia, e Marconi Fonseca de Moraes, professor da Faculdade de Engenharia – ambos do campus base; John Leno Castro dos Santos, professor do curso de Economia da UFJF-GV; Fernanda Cunha Sousa, coordenadora de Ações de Extensão; Priscila Gonçalves de Souza Salvati, técnica em assuntos educacionais do campus de Juiz de Fora; e Devani Tomaz Domingues, técnica em assuntos educacionais do campus avançado.

O cronograma completo do processo eleitoral para a composição do Conexc pode ser consultado no regimento eleitoral. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 12 de maio (sexta-feira), na página da Pró-reitoria de Extensão.

Outras informações

(32) 2102-3959 – Pró-reitoria de Extensão