O VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade será realizado nos dias 15 e 20 de março, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, a atividade – organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes/UFJF) – terá como conferencistas os professores Denis Alexander, fundador e diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, da Universidade de Cambridge, e Warren Brown, diretor do Instituto de Pesquisa Lee Travis na Escola de Pós-Graduação em Psicologia Fuller Theological Seminary.

O coordenador do Nupes e professor da Faculdade de Medicina, Alexander Moreira Almeida, ressalta que os ciclos de conferências permitem maior inserção e integração internacional da UFJF como um todo, especialmente no âmbito dos debates entre ciência e espiritualidade/religião. “Refletindo a marcante interdisciplinaridade do tema e do Nupes, ao longo das oito edições temos recebido alguns dos principais pesquisadores do mundo nas diversas áreas que investigam a interface ciência e religião/espiritualidade, entre eles: Ronald Numbers (historiador da ciência), Ken Pargament (psicólogo da religião), Peter Fenwick (neuropsiquiatra), dentre outros. Com as visitas, aulas e conferências desses pesquisadores, tanto eles podem conhecer e divulgar o trabalho realizado na UFJF, bem como nossos alunos e pesquisadores podem ter contato e estabelecer parcerias com alguns dos principais pesquisadores na área”.

Na edição de 2017, os dois convidados foram selecionados por atuarem em instituições de prestígio internacional e refletirem diferentes perspectivas sobre o tema. “Denis Alexander é bioquímico e neurocientista, possui grande experiência e esperamos por debates e parcerias muito frutíferas. Nesta quarta-feira, dia 15, ele abordará o polêmico e interessante debate entre Criação Divina e Evolução. Ele defende a ideia de que a crença em um Deus criador e na evolução Darwiniana não são incompatíveis, como defende Richard Dawkins. E aborda isso no livro Creation or Evolution – Do We Have to Choose? (Oxford: Monarch, 2008, 2ª edição, 2014). Também participa da Fundação ‘BioLogos’, criada pelo cientista Francis Collins (líder do projeto Genoma Humano e diretor do National Institute of Health, nos EUA, a principal agência de fomento governamental de pesquisa em saúde dos EUA) para mostrar a compatibilidade da fé cristã com a evolução das espécies. A evolução não estaria em oposição a Deus, mas seria um meio de Deus para concretizar seus planos”, explica o coordenador do Nupes/UFJF.

A meta dos ciclos é sempre permitir o mais amplo acesso possível da comunidade, acadêmica e não acadêmica, à discussão sobre ciência e espiritualidade.

As conferências do VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF são abertas ao público, gratuitas, com tradução para o português e não necessitam de inscrição prévia. Os workshops também são gratuitos, mas são em inglês (sem tradução) e necessitam de inscrição prévia.

Outras informações neste link

Nupes