VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF

Data: 6 de março de 2017

O NUPES (Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF) tem o prazer de convidar professores, pesquisadores, funcionários e alunos para os seminários e conferências do VIII Ciclo de Conferências Internacionais  em Ciência e Espiritualidade da UFJF

As atividades a serem desenvolvidas por dois convidados internacionais em março. Estas atividades acontecerão imediatamente antes e após o II Simpósio Internacional Mente-Cérebro

As conferências são abertas ao público em geral, terão tradução para o português e não necessitam de inscrição prévia.

Para os alunos haverá também os workshops/seminários, que serão gratuitos, em inglês, sem tradução para o português, e têm vagas limitadas. Inscrição prévia por e-mail com Marcelo Gulão (mgulao@yahoo.com.br), que enviará aos inscritos textos preparatórios selecionados pelos professores que ministrarão os seminários. Para os interessados, a participação integral nas atividades será considerada como uma disciplina de 1 crédito no PPG Saúde. Quem desejar essa matrícula para crédito, favor informar Marcelo Gulão no e-mail supracitado.

Prof. Denis Alexander: fundador e diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, da Universidade de Cambridge. Formou-se em bioquímica na Universidade de Oxford, doutorado em neuroquímica no Instituto de Psiquiatria de Londres. Foi presidente do Programa de Imunologia Molecular e chefe do Laboratório de Linfócitos de Sinalização e Desenvolvimento no Instituto Babraham, Cambridge.

Prof. Warren Brown: professor de psicologia e diretor do Instituto de Pesquisa Lee Travis na Escola de Pós-Graduação em Psicologia Fuller Theological Seminary. Pesquisador neuropsicólogo/neurocientista interessado no impacto cognitivo e psicossocial de malformação congênita do cérebro (agenesia do corpo caloso) e tem co-autoria em mais de 80 artigos científicos revisados por pares. Ele também é autor ou editor de 4 livros sobre ciência e filosofia/religião.

Prof. Denis Alexander

8 às 12h

Workshop:

Overview and historical background of the Science-Religion Debate

Conferência:

Criação ou evolução: temos que escolher?

Local: Anfiteatro do ICB

14/17h

Encontro informal com o NUPES para discutir diretrizes e estratégias para avançar o debate e a investigação do diálogo entre ciência e religião.

Prof. Warren Brown

8 às 12h

Workshop:

Presentation and discussion of Complex Emergent Developmental Linguistic Relational Neuophysiologicalism as a more explicit position in discussions of philosophy of mind and human nature.  Faculdade de Medicina: sala de aula do PPG Saúde

Conferência:

Meus neurônios me fizeram fazer isso? Uma alternativa ao reducionismo neurobiológico.

Local: Anfiteatro da reitoria

9 às 12h