Foram abertas, nesta segunda-feira, 20, as inscrições para os editais do Programa Boa Vizinhança Juiz de Fora e Governador Valadares, coordenados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Docentes efetivos ou substitutos, técnico-administrativos em educação (TAE’s) com nível superior e professores convidados podem submeter as propostas de intervenção social, que terão duração de um ano. As inscrições vão até 17 de março.

Os dois editais, de demanda estimulada, contemplam projetos de extensão do Programa Boa Vizinhança, sendo um direcionado ao campus-base e outro, denominado Boa Vizinhança – Rio Doce, que é dedicado exclusivamente ao campus avançado e direcionado às comunidades ribeirinhas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana, criado a partir do Fórum de Extensão Universitária de GV.

Leitura no Campus chega à 10ª edição neste domingo (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

Entre as demandas elencadas, estão ações de incentivo à leitura, atividades físicas para adultos e idosos, auxílio pedagógico e outras (Foto: Stefânia Sangi/UFJF)

As ações direcionadas a Juiz de Fora foram identificadas por meio de um estudo, realizado em 44 bairros que circundam o campus-base, onde foram elencadas demandas como auxílio pedagógico para crianças e adolescentes;  ações de incentivo à leitura; atividades físicas para adultos e idosos; nutrição e reeducação alimentar; reflorestamento de áreas desmatadas; paisagismo e arquitetura; e musicalização, dentre outras.

“Esses editais, como partem das demandas do campus Juiz de Fora e das próprias comunidades do entorno de Governador Valadares, são apresentados como um trabalho que atende aos interesses e necessidades dos beneficiários. Portanto, a ação é muito mais direcionada e o impacto social passa a ser maior justamente porque a necessidade é apresentada e atendida por meio das ações dos nossos estudantes, técnicos e professores”, argumenta a pró-reitora.

Estão previstas 46 bolsas de extensão para os projetos destinados ao Programa Boa Vizinhança, sendo 30 para o campus-base e 16 para Governador Valadares. Os documentos contemplam as áreas temáticas de Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. As inscrições poderão ser feitas do dia 20 de fevereiro até 17 de março.

Boa Vizinhança Governador Valadares
Elaborado a partir do Fórum de Extensão Universitária de GV, o edital é direcionado às comunidades ribeirinhas atingidas pelo rompimento da barragem de Mariana, conforme ressaltou a professora Andréia Peraro, membro efetivo do Comitê Gestor do Fórum: “Após várias discussões, o comitê elaborou o edital com as demandas específicas levantadas pela população atingida. A partir disso a ideia é de que os projetos que forem aprovados façam um diagnóstico mais preciso dos problemas que esta população tem enfrentado e com o conhecimento adquirido na universidade possam levar melhorias para esta população atingida”.

Para o edital foram destinadas 16 bolsas, com duração de um ano, observando as grandes áreas de demandas do Programa Boa Vizinhança – Rio Doce: Justiça, sociedade e economia; Saúde; Meio ambiente; e Cultura, lazer e esporte. “As demandas são específicas, porém foi possível ver que a população atingida precisa de auxílio em diversas áreas que estão inseridas nos diferentes cursos de graduação do campus avançado”, destacou Peraro. Ana Lívia explica que, “para GV, foi feito um levantamento entre todos os grupos que trabalham na defesa das populações ribeirinhas do Rio Doce e, a partir dessas demandas, foram direcionadas as ações do Boa Vizinhança”.

Os projetos serão coordenados por servidores docentes, técnico-administrativos e professores convidados da UFJF-GV, com a participação de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do campus avançado. As propostas devem contemplar um ou mais municípios da região, afetados pelo rompimento da barragem de Mariana: Belo Oriente, Naque, Sobrália, Periquito, Fernandes Tourinho, Alpercata, Governador Valadares, Tumiritinga, Galiléia, Conselheiro Pena, Resplendor, Itueta e Aimorés. “Buscaremos fortalecer a ação transformadora da extensão universitária sobre os problemas sociais da região com estabelecimento da interação entre extensionistas e sociedade”, afirmou Fábio Pieri, coordenador acadêmico da UFJF-GV.

Os procedimentos para realizar a inscrição e a lista com todos os documentos necessários podem ser encontrados no edital. É preciso entregar o processo presencialmente no setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, localizado no Bloco D-9, na Unidade Univale, no período de inscrições, entre 20 de fevereiro e 17 de março, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Outras informações:
(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão