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Ana Paula Dutra desenvolveu pesquisa qualitativa e utilizou, entre outras metodologias, a etnografia (foto: Géssica Leine/UFJF)

O uso público das unidades de conservação pode ser uma ferramenta importante para a educação ambiental formal, essencialmente quando relacionado ao currículo e à participação escolar. Essa análise é encontrada na pesquisa de mestrado da acadêmica Ana Paula Dutra Pereira Batista Lopes Cobuci, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ela defendeu a dissertação, nesta sexta-feira, 7, com o título “Educação Ambiental como ferramenta de gestão turística (?) em unidades de conservação: a experiência do Projeto ‘Serra da Mantiqueira’ no parque Nacional do Itatiaia e na Área de Proteção Ambiental Serrinha do Alambari”.

O estudo busca discutir e investigar o processo de educação ambiental em áreas de unidades de conservação. Para isso, a pesquisadora acompanhou um projeto desenvolvido pelo Centro de Referência em Educação Ambiental do município de Resende (RJ), que tem como objetivo propor atividades de Educação Ambiental em unidades de conservação para alunos do quinto, sexto e nono anos do ensino fundamental.

A mestranda desenvolveu uma pesquisa qualitativa e utilizou, entre outras metodologias, a etnografia, que trabalha a proposta de imersão participante para registro descritivo. O estudo foi realizado sob uma perspectiva teórica de educação ambiental crítica, a fim de demonstrar a necessidade de preservação, mas sem separar o homem da natureza, uma vez que ambos estão integrados. “O homem faz parte da natureza, ele tem que conviver com esse ecossistema e fazer questionamentos”, ressalta a acadêmica.

Ana Paula conta que escolheu pesquisar o tema devido à afinidade e experiência estabelecidas durante sua formação. “Minhas pesquisas sempre foram voltadas para a unidade de conservação ambiental e para aquela região. Além disso, escolhi esse tema porque as unidades de conservação ambiental no Brasil têm uma característica peculiar, por serem atrativas ao público, ao turista, por serem espaços de visitação e lazer”, observa.

O professor e orientador Vicente Paulo dos Santos Pinto, enfatiza a importância que a pesquisa traz à comunidade: “o retorno pretendido é o de criar uma ligação entre a unidade de conservação, como uma área de lazer, de informação e de educação, e as escolas em seu entorno. Esse trabalho cria essa articulação.”  

Banca avaliadora

Vicente Paulo dos Santos Pinto (UFJF)
Angélica Cosenza Rodrigues (UFJF)
Camila Gonçalves de Oliveira Rodrigues (UFRRJ)

Contato

Ana Paula Dutra (mestranda): aninha_ufjf@yahoo.com.br
Vicente Paulo dos Santos (orientador): vicente.pinto@ufjf.edu.br

Outras informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação UFJF