UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Funcionamento

Você está em: Funcionamento

Como faço para receber uma visita* da CIZ?

A Coleção Itinerante de Zoologia deve ser requisitada via e-mail (cizufjf@gmail.com) ou formulário de contato do site. Neste primeiro contato, aproveite para fornecer uma ideia do número de pessoas envolvidas e suas faixas etárias, e se há algum grupo animal que haja interesse em particular. A equipe realizará junto ao requisitante um planejamento logístico, incluindo análise da infraestrutura do local da exposição e discussão sobre o tipo de material adequado para empréstimo. A interlocução direta entre o material providenciado pelo coordenador e o ambiente externo à UFJF será feita pelos alunos vinculados, os quais garantirão a manutenção adequada da CIZ.

 *OBS: Como medida de prevenção à disseminação do coronavírus, as visitas estão momentaneamente suspensas. Porém, pode-se entrar em contato para agendamentos futuros e discussões sobre sua aplicação.

 

Onde se pode utilizar a CIZ?

O objetivo da Coleção Itinerante de Zoologia é levar a biodiversidade a:

  1. Eventos variados no município de Juiz de Fora que tenham interface com Educação Ambiental e divulgação científica;
  2. Escolas do Ensino Básico do município de Juiz de Fora, para utilização durante as aulas de Ciências e/ou Biologia, ou demais eventos internos, como Feiras de Ciências.

 

Como é feita a aplicação do projeto?

Durante as visitas, os alunos vinculados realizarão exposições e explanações dos espécimes da CIZ de forma dialogada, contextualizando com o cotidiano e experiências prévias dos alunos (escolas) e público em geral (eventos). Poderão ser realizadas atividades lúdicas para o público infantil (como elaboração de desenhos sobre os animais expostos), e/ou no formato de pergunta/resposta/comentário por parte dos expositores, ou na forma de oficinas, para um público juvenil a adulto. Os requisitantes são encorajados a participarem da aplicação do projeto, principalmente se forem professores da área de Ciências e/ou Biologia, ou com interesse em Educação Ambiental.

 

Como posso ajudar o projeto?

Pede-se que todos os envolvidos respondam ao formulário, desenvolvido especialmente para o projeto, após sua aplicação. As análises das respostas constarão em suas avaliações periódicas e possibilitarão melhorias ao projeto e interface futura com a pesquisa, mantendo o anonimato dos participantes.