UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Metodologia científica

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Elementos de metodologia científica

1. Apresentação

Ementas: as aulas 01 e 02 apresentam os objetivos da disciplina e enfatizam a importância da metodologia de pesquisa para geração de conhecimento

Aulas 01 e 02 (acesse aqui)

2. Fundamentos

Ementas: as aulas 03 e 04 definem “metodologia de pesquisa” e “conhecimento”, apresentam formas distintas de conhecimento (com ênfase para o conhecimento científico) e discutem o racionalismo e o empirismo, pilares do saber científico

Aulas 03 e 04 (acesse aqui)

Leitura para aprofundamento: A ciência como forma de conhecimento (acesse aqui)

3. Tipos de pesquisa

Ementas: as aulas 05 e 06 estabelecem as diferenças centrais entre as formas quantitativa e qualitativa de pesquisa, pormenorizando as características da investigação qualitativa. Definem, por fim, estudos exploratórios, descritivos e explicativos

Aulas 05 e 06 (acesse aqui)

Leituras para aprofundamento: Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades (acesse aqui). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais (acesse aqui). A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas (acesse aqui)

4. Processo de pesquisa

Ementas: as aulas 07 e 08 buscam favorecer a delimitação de problemas de pesquisa e a seleção de objetos de estudo. As aulas 09 e 10 tratam da revisão de literatura, com o propósito de favorecer a construção de referenciais teóricos. As aulas 11, 12 e 13 detalham, de modo breve, as etapas de coleta, organização e análise de dados. As aulas 14 e 15 apresentam a estrutura de um relatório final de pesquisa, com ênfase para o formato “artigo”

Aulas 07 e 08 (acesse aqui)

Aulas 09 e 10 (acesse aqui)

Exemplo de resenha: A força e a atualidade de Paulo Freire: a pedagogia do oprimido, 26 anos depois (acesse aqui)

Aulas 11, 12 e 13 (acesse aqui)

Aulas 14 e 15 (acesse aqui)

Exemplo de relatório de pesquisa (artigo): Combinação de esforços públicos e privados em âmbito municipal: análise interpretativa de uma experiência contemporânea (publicação original: acesse aqui; publicação comentada: acesse aqui)

5. Técnicas de pesquisa

Ementas: as aulas 16 e 17 discutem as técnicas pesquisa bibliográfica e análise documental. As aulas 18 e 19 tratam da entrevista e da observação. As técnicas grupo focal, pesquisa ação e história de vida são apresentadas nas aulas 20 e 21. Estudo de caso, grounded theory e survey são pormenorizados nas aulas 22 e 23

Aulas 16 e 17 (acesse aqui)

Leituras para aprofundamento: Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica (acesse aqui). O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica (acesse aqui)

Aulas 18 e 19 (acesse aqui)

Leituras para aprofundamento: Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa (acesse aqui). Observação participante e pesquisa em administração: uma postura antropológica (acesse aqui)

Aulas 20 e 21 (acesse aqui)

Leituras para aprofundamento: O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa (acesse aqui). Pesquisa ação: uma introdução metodológica (acesse aqui). O uso da história de vida para compreender processos de aprendizagem gerencial (acesse aqui)

Aulas 22 e 23 (acesse aqui)

Leituras para aprofundamento: Do uso de estudo de caso em pesquisas para dissertações e teses em administração (acesse aqui). A grounded theory como abordagem metodológica: relatos de uma experiência de campo (acesse aqui). O método de pesquisa survey (acesse aqui)

6. Divulgação científica e aspectos éticos

Ementas: as aulas 24 e 25 apresentam os eventos científicos, as publicações acadêmicas e os websites acadêmicos como meios de divulgação científica. Discutem, ainda, aspectos éticos ligados à pesquisa científica

Aulas 24 e 25 (acesse aqui)

Leituras para aprofundamento: ética na pesquisa em ciências humanas: novos desafios (acesse aqui). Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio (acesse aqui)

7. Referências complementares

Como fontes complementares ao conteúdo da disciplina destacam-se o manual de normalização bibliográfica da Universidade Federal de Juiz de Fora, expressões latinas utilizadas na escrita acadêmica e uma nota sobre a citação de vídeos

Manual de normalização para apresentação de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos na UFJF (acesse aqui)

Expressões latinas empregadas na escrita acadêmica (acesse aqui)

Como citar uma fonte originária de vídeo? (acesse aqui)

Professor Virgílio Oliveira


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