Você está em: OEST > Contextualização
Contextualização
Para conduzir o processo de tomada de decisão em uma organização burocrática (Weber, Max (1978 [1968]), de natureza pública ou privada, são essenciais informações sobre seu ambiente de atuação para que seja feita a correta leitura e adaptação ao meio (Weick, Sutcliffe & Obstfeld, 2005). Portanto, é necessário um conjunto de informações, e sua disponibilidade às partes interessadas, para permitir a escolha das melhores estratégias de ação (Buckley, 1970; Katz e Kahn, 1976).
Vários estudos afirmam que as regiões turísticas devem enfrentar os desafios causados pela crise global por meio de inovações em seus sistemas de políticas públicas, a fim de manter e (quando apropriado) melhorar a competitividade do setor de turismo. Assim, as políticas públicas desempenham um papel estratégico em uma determinada região, para alcançar, manter e ampliar seu nível de competitividade turística.
As políticas públicas que se desejem implementar em um determinado território devem ser baseadas e apoiadas em dados estatísticos confiáveis, bem como em estudos que examinem e considerem todos os agentes envolvidos e os anseios de cada um deles. Porém, na região ainda não havia um aparato institucional para produzir este tipo de informação indispensável à formulação de alternativas de decisão para a alocação dos recursos na realidade.
Graduação em Turismo
Acessos desde 22/04/2015: