Você está em: Memória > Ações > II - Equipe visita Além Paraíba para reuniões pertinentes ao Projeto de Extensão – 21 de junho
II – Equipe visita Além Paraíba para reuniões pertinentes ao Projeto de Extensão – 21 de junho.
No dia 21 de junho, às 11 horas, os docentes Edwaldo Sérgio dos Anjos e Humberto Fois Braga acompanhados pelos discentes Lucas Rosa, Mayara Paiva e Viviani Barroso visitaram a cidade de Além Paraíba-MG a fim de realizar reuniões com a funcionária da Secretária de Cultura, Lazer, Esporte & Turismo Magali Gomide, com o historiador Mauro Senra e com o ex-ferroviário José Carlos, diretor da ABPF, e responsável pela reforma da Locomotiva 51.
A partir das 13 horas, houve uma reunião informal com a Magali Gomide e Mauro Senra, em que discutiram sobre um possível encontro com os proprietários das fazendas cafeeiras da região, para apresentar-lhes o projeto de extensão em questão e o futuro mapeamento das mesmas com a finalidade da realização dos inventários turísticos do município. Seguimos ao encontro com o responsável pelo Museu Ferroviário, José Carlos, que nos mostrou a dura realidade de uma das mais antigas estações ferroviárias de Além Paraíba, a Estação de São José. O local serve, atualmente, como arquivo e guarda documentos importantes, além de armazenar peças da ferrovia que estão se degradando.
Posteriormente, visitamos uma das mais antigas rotundas existentes, edificada, possivelmente, no último quartel do século XIX. Atualmente, ela abriga materiais alegóricos das escolas de samba da cidade e parte da Locomotiva 51, que está sendo restaurada pelo próprio ferroviário, com o objetivo de reativá-la.
Após o cumprimento de todas as atividades previstas, fomos à Casa de Cultura para selecionar documentos com informações estratégicas para serem fotocopiados, como os processos de tombamento e os registros dos imóveis da cidade. Ficou acordado também uma futura reunião com a finalidade de discutir acerca da participação dos pesquisadores no Festival de Inverno da cidade e futuros encontros com a equipe de Furnas e com os fazendeiros, sobretudo aqueles que são proprietários de fazendas com relevância histórico-cultural.
Graduação em Turismo
Acessos desde 22/04/2015: