UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ementa

Você está em: Prólogo > Ementa

Universidade Federal de Juiz de Fora – Departamento de Letras

 

Disciplina: Práticas Semióticas no Ensino I (Teatro na Escola)

 

EMENTA:

Práticas semióticas de ensino e aprendizagem de linguagem relativas ao estudo do gênero texto teatral em sala de aula como ferramenta de exercício de habilidades linguísticas de interpretação, de leitura dramática, de produção textual, de expressão oral, de atenção conjunta e de estímulo à apreciação estética. Espaço para vivências, experiências e experimentações acerca do jogo cênico na escola como elementos de motivação para o ensino e a aprendizagem de língua e literatura pelo viés da dramaturgia.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

BIBLIOGRAFIA

DOMINGUEZ, José Antônio. Teatro e Educação: uma pesquisa. Rio de Janeiro, Serviço Nacional de Teatro, 1978.

REVERBEL, O. Um caminho do teatro na escola. São Paulo: Scipione, 2006.

SILVA, G.; ROCHA, L. F. M. Quem conta um conto de fadas… uma introdução ao mundo da fantasia. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2008.

GRANERO , V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

PRETI, D. O diálogo de ficção na mídia: TV, cinema e teatro. Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura, São Paulo, nº 5, p. 13-26, 2003.

RÖSING, T. M. K. A leitura do texto teatral na escola. In: SCHOLZE, L. Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Anísio Teixeira, 2007. p. 289-297.