UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ensaio de estreia

Você está em: Prólogo > Ensaio de estreia

Esta aba destina-se a acolher ensaios, relatos e artigos que busquem relacionar teatro e escola, em perspectiva prática e ou teórica, produzidos por estudiosos e pesquisadores interessados no tema. Abaixo segue a introdução ensaio de estreia, que tem como propósito apresentar o teor básico das concepções que norteiam o trabalho da oficina:

 

 

Ensaio de estreia: Teatro na Escola, Teatro da Escola

 

Este site institucional, com todo seu conteúdo variado e sua forma simples, foi inicialmente concebido e criado no primeiro semestre de 2020, justamente em uma conjuntura irregular de suspensão temporária de atividades presenciais em universidades, institutos federais, escolas públicas e particulares, em detrimento da pandemia mundial de covid-19. Apesar das contradições que talvez possam ser percebidas, provenientes do contraste entre situações que antecedem e sucedem o flagelo virótico, trata-se de uma produção documental, em forma de textos e imagens, responsiva a este momento de “guerra” política e biológica. Isso é muito significativo e mesmo emblemático para o que se pretende tratar no ensaio de inauguração da página eletrônica Teatro na Escola, cujo propósito é o de convidar o leitor a conhecer um pouco as práticas e reflexões oriundas das atividades dessa oficina do curso de graduação da Faculdade de Letras, da UFJF, substancialmente resultantes de uma interlocução direta e sistemática com a escola pública, em especial a Escola Municipal Murilo Mendes, situada no alto do bairro Grajaú, em Juiz de Fora (MG). Afinal, a disciplina é quase que integralmente ministrada no espaço físico dessa instituição de ensino, agregando universitários e discentes de Educação Básica em um mesmo território de circulação e transformação crítica, intelectual e cidadã. 

 

CELULAR NANDO 2169 (3)

Atividade de leitura teatral – Escola Municipal Murilo Mendes, segundo semestre de 2018

Este breve ensaio de estreia, evocando o gênero de texto opinativo mas também teatro, tem o propósito de ser a porta de entrada do acesso online à grande parte das experiências e questões que emergem do atravessamento físico e simbólico oportunizado pela oficina. Com isso, em certa medida, retoma-se curiosamente o debate sobre a relevância da Educação, em modalidade presencial, o que parece ser necessário reiterar persistentemente, sem que se retire a importância da complementaridade do ensino à distância. Por outro lado, o lançamento deste site também se vincula a um desejo coletivo. Afinal, apesar de muitos não terem tido condições de seguir à risca a recomendação dos sanitaristas, a quarentena imposta pelo medo do novo corona vírus reavivou nosso desejo de ir-e-vir e, por efeito, a vontade de encontrar pessoas, de interagir presencialmente com elas. Nesse cenário de isolamento social, absolutamente necessário, mais do que nunca passamos a querer o outro ao nosso lado, para além do modo remoto. Não poder momentaneamente estar com amigos, colegas, parentes, docentes, discentes, conhecidos e desconhecidos acabou por mobilizar a valorização do estar com eles. Embora o receio de aglomerações tenha aumentado, o que talvez possa se reverter em maior cuidado consigo e com o outro em espaços privados e públicos, teatro e escola, lugares em que sempre se aglomeram gentes, sobreviverão a tudo, mas decerto transformados por conta dessas duras e catastróficas experiências, no âmbito político e biológico, que nos compelem a entender a importância do que é estarmos presentes, física ou virtualmente, mas coletiva e simbolicamente. Teatro na Escola, presente! Sejam novamente bem-vindas e bem-vindos a este site institucional, que, para além de um presente ou uma homenagem à escola pública, é uma modesta e merecida retribuição, em forma de devolução de resultados, ao seu acolhimento generoso e profissional. Leia mais clicando aqui!

 

 

Veja também: Ensaio 1 (2020).