UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: V SPACL (2018) > Apresentação

O Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens (SPACL) é um evento organizado anualmente pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGACL/UFJF). A quinta edição ocorrerá entre os dias 11,12,13 e 14 de setembro de 2018, no Instituto de Artes e Design (IAD).

Com o objetivo de contemplar os hibridismos e cruzamentos poéticos que caracterizam o cenário artístico contemporâneo, o encontro busca criar um espaço para a partilha de trabalhos científicos e propostas artísticas. Assim, em uma perspectiva interdisciplinar, o evento busca promover bons diálogos entre acadêmicos e artistas acerca de áreas como, por exemplo, cinema e audiovisual, história da arte, moda, fotografia e música. O Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens contará com mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho práticos e teóricos e apresentação de pôster.

V SPACL INTERVENÇÕES IMAGINÁRIAS
INTERVENÇÃO. s.f. 1. Ato de intervir; 2. Em um debate, é o ato de emitir opinião, contribuir com ideias. O significado lato do termo intervenção já nos fornece certos indícios que instrumentalizam nossa reflexão. Em momentos tão sombrios, permeados por ortodoxismos tão axiomáticos e castradores em nossa sociedade, eis aqui uma saída semântica do termo: intervenção como debate profícuo e clarificante de um – e outros – modos de agir e pensar. O sociólogo francês, Frédéric Monneyron, pesquisador do imaginário, afirma que a cultura de um povo não representa apenas a marcação de sua época, mas que também fornece indícios poéticos de um por-vir, uma espécie de cartografia de futuro. Ao lançar seu olhar sobre os aspectos vindouros da cultura, Monneyron devolve à área cultural e aos estudos desenvolvidos em seu cerne uma importância que é continuamente minorada pelos mecanicismos e acriticismos de um modelo reacionário do viver. Intervenções imaginárias: intervenção como conversa solta, construção político-poética de uma existência; imaginário como produção ficcional de uma realidade que se escreve em nosso ato primordial de durar-persistir. Se para o filósofo francês Jacques Rancière, “a ficção não é o oposto da realidade, mas a construção de um senso da realidade”; o V SPACL do Programa de Pós-Graduação
em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora convida ao debate. Convocamos pesquisadorxs, artistas e realizadorxs das artes, moda, cinema, literatura, sociologia, antropologia, e quaisquer outras áreas de estudo que tangenciem interdisciplinarmente o campo cultural para construirmos em conjunto esta reflexão; a discutirmos a realidade através e como produção das micropolíticas e poiésis do imaginário. Mais que isso: convidamos a todxs para a prática de “expor a si mesmo”, disseminando modos de ver e agir, comprometendo-se com a transmissão de um conhecimento em que pontos de vista importam, no embate ao tempo das verdades absolutas.

Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens