UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

e-ISSN: 1982-2243

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Veredas Especial 

Interacionismo Sociodiscursivo

2017

 

 

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APRESENTAÇÃO

Conselho Editorial 

 

SUMÁRIO

 

Seção 1 – ISD e abordagens teóricas: diálogo, desenvolvimento e texto

 

1) Interview with Bernard Schneuwly (p. 1 – 10)

Maria Isabel Rodrigues Tognato

Vera Lucia Lopes Cristovão

 

2) La concepción del diálogo de los rusos desde la perspectiva interaccionista socio-discursiva (p. 11 – 29)

Dora Riestra (UNRN)

 

3) Développement du langage et développement psychologique. L’approche de l’interactionnisme socio-discursif (p. 30 – 46)

Jean-Paul Bronckart (FPSE, Université de Genève)

 

4) Développement des significations et significations du développement dans la perspective de L.S. Vygotski (p. 47 – 58)

Cristian Bota (FPSE, Université de Genève)

Ecaterina Bulea Bronckart (FPSE, Université de Genève)

 

5) O papel da cultura na construção do género textual telejornal: uma abordagem interacionista sócio-discursiva (p. 59 – 90)

Milana A. Morozova (CLUNL – UNL)

Helena Rodeiro (CLUNL – UNL)

 

Seção 2 – ISD e noção de gênero: modelos didáticos, análise de gêneros e suas relações

 

6) Reconfiguração do Modelo Didático do Gênero: um diálogo com concepções teóricas bakhtinianas (p. 91 – 115)

Terezinha da Conceição Costa-Hübes (UNIOESTE-PR)

Leliane Regina Ortega (UNIOESTE-PR)

 

7) O Gênero “Reportagem de Divulgação Científica” e seus Subgêneros (p. 116 – 136)

Eliana Merlin Deganutti de Barros (UENP)

Valéria de Fátima Roncon Maia (UENP)

 

8) O Modelo Didáctico do Gênero Cartoon: Uma Ferramenta para o Ensino da Leitura e da Produção Textual (p. 137 – 153)

Audria Leal (CLUNL)

Carla Messias Ribeiro da Silva-Hardmeyer (UNIGE)

 

9) Modelo didático do gênero digital Hqtrônicas Watchmen motion comic – chapter 1  (p. 154 – 180)

Eleticia Elza Carneiro Podolak Strukosk (UNICENTRO – PR)

Terezinha Marcondes Diniz Biazi (UNICENTRO – PR)

Lidia Stutz (UNICENTRO – PR)

 

10 – Dos parâmetros situacionais aos mecanismos de responsabilização enunciativa em cartas pessoais (p. 181 – 193)

Milene Bazarim (UFCG)

Regina Celi Mendes Pereira (UFPB)

 

11 – Mecanismos enunciativos constitutivos da tessitura de textos multissemióticos: uma proposta de análise (p. 194 – 215)

Helena Ferreira (UFLA)

Patrícia Vasconcelos Almeida (UFLA)

Jaciluz Dias (UFLA)

 

12 – Tipos de discurso e recursos linguísticos: análise comparativa em cartas de leitores em Português e Espanhol (p. 216 – 231)

Clemilton Pinheiro (UFRN)

Luana Vital dos Santos Silva (IFRN)

 

13 – Alcances de una modelización como instrumento de la ingeniería didáctica: Del género textual artículo de opinión a las secuencias didácticas en la formación de profesores de español lengua materna (p. 232- 245)

Stella Maris Tapia (UNRN)

 

 

Seção 3 – ISD e formação docente: trabalho, concepções e representações

 

14 – Práticas de linguagem na formação dos professores de Língua Portuguesa: uma perspectiva de análise do Projeto Pedagógico do curso de Letras (p. 246 – 260)

Andreia Rezende Garcia-Reis (UFJF)

 

15 – Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada (p. 261 – 275)

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (UFC)

Camila Maria Marques Peixoto (UNILAB)

 

16 – Refletindo sobre causas para o descompasso entre a formação docente e as demandas do aluno de educação básica (p. 276 – 286)

Alessandra Baldo (UFPel)

 

17 – Didatização do gênero seminário: análise do relato da prática docente (p. 267 – 306)

Fabrini Katrine da Silva Bilro

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel

 

18 – Empoderamento do agir docente: como os coletivos de trabalho podem contrui-lo? (p.307-325)

Elvira Lopes Nascimento (USP)

Maria Ilza Zirondi (UEL)

 

19 – Experiência em formação continuada: andaimes da prática docente (p.326-337)

Luciene Paula Machado Pereira (UFMS)

Regiane Regiane Coelho Pereira Reis (UFMS)

 

20 – O professor de francês como língua adicional construído no currículo de um curso de licenciatura em Letras

Ana Paula Marques Beato-Canato (UFRJ)

 

21 – A escrita do relatório científico na escola básica: o que dizem os professores? (p.359-398)

Ariane Alhadas Cordeiro (UFJF)

Tânia Guedes Magalhães (UFJF)

 

22 – Representações identitárias sobre o métier do professor no contexto do estágio (p. 383 – 400)

Pollyanne Bicalho Ribeiro (UFC)

 

23 – Desafios no processo de construção de sequência didática de gêneros textuais na formação inicial de professores (p. 401 – 423)

Didiê Ana Ceni Denardi (UTFPR)

 

24 – O professor temporário e o papel do coletivo: marcas da (des)vitalidade do métier (p. 424 – 443)

Kátia Diolina (UFS)

 

25 – A atorialidade docente e a figura de ação avaliação (p. 444 – 466)

Alessandra Preussler de Almeida (SME Novo Hamburgo – RS)

 

26 – Representações sobre o trabalho do docente de língua portuguesa no contexto da educação profissional em textos produzidos por um sujeito singular (p. 467 – 487)

Sueli Correia Lemes Valezi (IFMT)

 

Seção 4 – ISD e ensino: documentos norteadores, recursos e propostas didáticas

 

27 – Conhece-te a ti mesmo: o gênero autobiografia como recurso para desenvolver capacidades de linguagem, um estudo de caso (p. 488 – 506)

Helanya Santana Carneiro (UEFS)

Patrício Nunes Barreiros (UEFS)

 

28 – O ensino de recursos linguísticos em sua relação com gêneros textuais: análise das capacidades linguístico-discursivas em material didático do PDE/PR (p. 507 – 527)

Jacqueline Costa Sanches Vignoli (UNESPAR)

Iara Bemquerer Costa (UFPR)

 

29 – A produção de livros didáticos em braille: o agir dos transcritores (p. 528 – 544)

Dennis Souza da Costa (UFPB)

Rosycléa Dantas (UFPB)

 

30 – O gênero como instrumento para o ensino de Língua Portuguesa nos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco

Gustavo Lima (UFRPE) 

 

31 – Atividades de escrita em textos de alunos do 7º ano do ensino fundamental: normativismo versus perspectiva interacionista e sociodiscursiva no âmbito das ações pedagógicas de ensino de língua portuguesa (p. 551 – 578)

Heliud Luis Maia Moura (UFOPA)

 

32 – Por uma (re)definição do ensino de competências à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (p. 579 – 594)

Gabriela Belo da Silva (IFbaiano)

Marcus Vinícius Freitas Mussi (UFCG)

 

33 – Projeto de engenharia didática: o exercício do olhar como forma de experiência estética e subjetivação (p. 595 – 614)

Luiz Antônio Ribeiro (CEFET/MG)

Aurélio Takao Vieira Kubo (CEFET/MG/)

 

34 – O ISD, a Análise da Conversação e os Meios não-linguísticos: uma proposta de quadro de análise da comunicação oral em eventos científicos (p. 615 – 640)

Juliana Bacan Zani (UFS)

Luzia Bueno (UFS)

 

35 – A correção orientada em francês como língua estrangeira: um instrumento para desenvolver a capacidade de autocorreção e a produção escrita dos alunos (p. 641 – 664)

Arthur Marra (USP)

Eliane Gouvêa Lousada (USP)

 

36 – O agir de linguagem: um estudo através de fóruns na educação a distância (p. 665 – 677)

Dinorá Moraes de Fraga (USP)

Dóris Helena de la Rocha Ladeira (IFSUL)