UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

e-ISSN: 1982-2243

v. 16, nº 2

Você está em: Edições > 2012 > v. 16, nº 2

VOLUME 16 nº 2 – 2012

Veredas Atemática

https://fcartunes.wordpress.com/

 

APRESENTAÇÃO

(English version)

 

CONSELHO EDITORIAL

 

Artigos:

Verbos Psicológicos: uma classe relevante gramaticalmente?

(Psychological verbs: is it a grammatically relevant class?)

Márcia Cançado (UFMG)

 

Por uma tipologia funcional dos marcadores discursivos com base no esquema construcional Verbo Locativo

(For a functional typology of discursive markers based on Locative verbs’ constructional schema”)

Ana Cláudia Machado Teixeira (UFF) e Mariangela Rios de Oliveira (UFF)

 

Vestígios da pronominalização de Vossa Mercê > Você em missivas cariocas e mineiras: uma incursão pelo português brasileiro escrito nos séculos XIX e XX

(Pronominalization’s traces of Vossa Mercê>Você in carioca and mineira missives: an incursion through Brazilian Portuguese written in the XIX and XX centuries)

Márcia Cristina de Brito Rumeu (UFMG)

 

Ruptura não, linkagem sim: o hipertexto e as enunciações na web

(Rupture no, linkage yes: the hypertext and the enunciations in the web)

Júlio Araújo (UFC) e Vicente de Lima-Neto (UESPI)

 

Narrativa e identidade: contribuições da avaliação no processo de (re-)construção identitária em sala de aula universitária

(Narratives and identity: evaluation’s constructions in the identity (re)construction inside college classrooms)

Adriana Nogueira Nobrega (PUC-Rio) e Célia Elisa Alves de Magalhães (PUC-Rio)

 

Ontologia jurídica e a relação de meronímia

(Juridical ontology and the meronim’s relation)

Thaís Domênica Minghelli (UNISINOS) e Rove Chishman (UNISINOS)

 

Características acústicas da vogal /i/ produzida por sujeitos com síndrome de Down

(Acoustic features of /i/ vowel produced by individuals with Down syndrome)

Marian Oliveira (UESB) e Vera Pacheco (UESB)

 

A definição do diário como um gênero: entre diário intimo e o diário de aprendizagem

(The definition of diaries as a genre: between intimate diary and the learning diary)

Valdeni da Silva Reis (UFMG)

 

O potencial retórico da avaliatividade em resenhas não acadêmicas

(The rhetorical potential of evaluability in non academic book reviews)

Socorro Cláudia Tavares de Sousa  (UFPB) e Maria Elias Soares (UFC)

 

Cultura escrita e grafocentrismo: um estudo sobre apropriação e usos sociais da escrita por funcionários prestadores de serviços básicos em espaços educacionais universitários

(Written culture and graphocentrism: a study about appropriation and the social uses of writing by staff outsourcing basic employees in educational college environments)

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti (UFSC), Eloara Tomazoni (UFSC) e Rosângela Pedralli (UFSC)

 

Investigando a enunciação proverbial nos interstícios da escrita de pré-universitários

(Investigating proverbial enunciation in pre-college writing interstices)

Luiz André Neves de Brito (UERN)

 

As capacidades de linguagem implicadas em duas sequências didáticas: crônica e história em quadrinhos

(Language capabilities applied in two didactic sequences: chronicles and cartoons)

Laura Dourado Loula (UEPB)

 

Movimentos de revisão do leitor no processo de escritura acadêmica

(Readers revision movements in the academic structure process)

Cínthya da Silva Martins (UECE) e Nukácia M. Silva Araújo (UECE)

 

Tradução:

GARFINKEL, Harold e SACKS, Harvey. On formal structures of practical actions. In: GARFINKEL, H. (Org.). Ethnomethodological Studies of Work. London: Routledge & Kegan Paul, 1986. p. 160-193.

Paulo Cortes Gago (UFJF) e Raul Francisco Magalhães (UFJF)

 

Resenha:

KRESS, Gunther. Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication. New York, Routledge, 2010.

Josênia Antunes Vieira (UNB) e Izabella da Silva Negrão Trajano (UNB)