Você está em: Apresentação

EduFoco

A revista Educação em Foco, órgão oficial da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cumpre papel relevante na instituição. Ela é instrumento divulgador da produção dos seus núcleos de pesquisa, bem como do seu programa de pós-graduação de mestrado e doutorado. Da mesma forma, tem se constituído como interface com a produção científica de outras instituições nacionais e internacionais. Graças ao periódico, damos visibilidade a nossa produção de pesquisa e dissertações e teses defendidas em nosso programa. Os temas tratados por nossas edições nos artigos publicados com a colaboração de inúmeros pesquisadores nacionais e internacionais, com crescente demanda pela comunidade acadêmica, têm servido de intercâmbio com diversas instituições que muito enriquecem os nossos núcleos de pesquisa e nosso programa de pós-graduação.

Portanto, a missão deste periódico é participar do esforço de qualificação da Faculdade de Educação, frente às crescentes exigências das questões educacionais no país e no mundo, integrando-a num espaço acadêmico mais amplo, especialmente o de línguas portuguesa e castelhana, que são as de expressão dos nossos artigos. No Brasil, são relativamente poucos os periódicos de educação, com algum prestígio acadêmico, que dão vazão à produção científica da área. Nós somos um deles.

Trata-se de um periódico que possui em cada número um centro temático coordenador. A despeito do eixo temático, com artigos encomendados, procuramos estar abertos a contribuições voluntárias. Todos os trabalhos publicados passam por dois avaliadores pertencentes ao nosso Conselho Cientifico formado por professores brasileiros e estrangeiros. Dado certo excesso de trabalho de avaliação, recorremos também a avaliadores “ad hoc”. Uma média de 70% da publicação são de artigos inéditos, 12% de divulgação de trabalhos de pesquisa de nossos núcleos e 12% de estudos de caso, sejam dos nossos núcleos ou não. Restam os resumos de dissertações do nosso programa de mestrado e doutorado. Estamos abertos às resenhas de livros, para as quais incentivamos a produção discente de pós-graduação ou mesmo de graduação.

O nosso público alvo e real são os pesquisadores/professores, bem como estudantes, da área de Ciências Humanas em geral, especialmente o público dos programas de pós-graduação em educação. Buscamos a comunicação com boa parte dos programas de pós-graduação em educação nacionais e alguns  internacionais, o que resulta em doação da coleção completa de nossa revista às bibliotecas desses programas.

Além das bibliotecas, providenciamos a inclusão de toda coleção em todas Universidades Federais, algumas Estaduais e algumas Pontifícias Católicas. A medida em que nos enviam informações de recebimento da coleção, relacionamos a instituição recebedora em nossa lista especifica, publicada na nossa revista em suas últimas páginas. Fazemos também intercâmbio com revistas de outras instituições, possibilitando assim melhorarmos o acervo da biblioteca da Faculdade de Educação.

Da edição de cada número (300 exemplares), em torno de cento e cinqüenta exemplares são distribuídos gratuitamente para as instituições públicas e algumas universidades privadas (bibliotecas), a título de divulgação da revista. Possuímos uma página na internet dentro do site da Universidade Federal de Juiz de Fora (http://www.ufjf.br/revistaedufoco/ ) contendo todos trabalhos publicados na integra.

Encontramo-nos indexados nos seguintes sites: http://www.geodados.uem.br, www.inepe.gov.br., www.ibict.br/comut/htm., www.latindex.unam.mx. Estes sites também estão expressos em nosso periódico.

É importante mencionar que em 2011 também participamos de um concurso promovido pela Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Educação (ANPED) no qual fomos contemplados com o financiamento de um número da revista. Esta participação corroborou para nosso êxito na avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possibilitando a nossa transformação de classificação em B-1. Ressaltamos que Educação em Foco já foi contemplada com financiamento de órgãos oficiais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (uma vez) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais FAPEMIG (duas vezes).

Conselho Editorial da Revista Educação em Foco

Veja também: Conselho Editorial Executivo, Conselho Científico Nacional, Conselho Científico Internacional, Normas de Publicação, Agradecimentos AD HOC, Indexadores, Edições anteriores, Permutas.

Revista Educação em Foco