Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana – NEPRU

Você está em: ATIVIDADES ACADÊMICAS > Extensão: Projetos e Programas > Núcleo de Engenharia Pública e Resiliência Urbana - NEPRU

Extensão_loo

NÚCLEO DE ENGENHARIA PÚBLICA E RESILIÊNCIA URBANA

NEPRU

O programa NEP (Núcleo de Engenharia Pública) agregou nas atividades o desenvolvimento da Resiliência Urbana (RU) face às diversas ações realizadas em 2020 por meio das parcerias institucionais envolvendo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e Prefeitura de Juiz de Fora (por meio da integração com o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade Engenharia – NASFE) e a formalização, em 2020, do parceiro institucional da UFJF/Pró-reitora de Extensão na Campanha mundial “Construindo cidades Resilientes” do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).

Nesse sentido, o NEPRU visa desenvolver e articular capacitações, eventos e orientações técnicas aderentes à iniciativa MCR2030 (Making Cities Resilient) da UNDRR em continuidade às ações desenvolvidas na campanha “Construindo cidades Resilientes 2010-2020”. O objetivo é contribuir para o planejamento de cidades mais Resilientes e governos locais que sejam mais capazes de administrar eventos climáticos extremos em um mundo predominantemente urbano. Para conseguir isso, uma etapa essencial é identificar insights de experiências reais de cidades e governos locais espalhados por diferentes regiões do estado de Minas Gerais e do Brasil na Campanha Construindo Cidades Resilientes e aproveitá-los para atingir os objetivos do projeto.

Desde de Julho/2021

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Gislaine dos Santos (lattes)

Jordan Henrique de Souza (lattes)

DISCENTES DA EQUIPE ATUAL:

Marcela Martins Carrara (lattes)

Rafaela De Mauro Tortorelli (lattes)

——————————————————————————————————————————————————

logo-nep-certaNÚCLEO DE ENGENHARIA PÚBLICA – NEP

O Núcleo de Engenharia Pública (NEP) é um programa de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que tem como proposta a realização de um processo de formação acadêmica a partir de ações técnicas de engenharia desenvolvidas por uma equipe de alunos orientados por professores numa relação multidisciplinar. O projeto visa promover uma interação dialógica com a sociedade e também com Instituições como o Corpo de Bombeiros Militar (3º Comando Operacional do CBMMG) e Defesa Civil da cidade de Juiz de Fora.

O projeto tem desenvolvido atividades de pesquisa e apoio técnico de estruturação de base de dados georreferenciados, visando atender as demandas de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres que são realizadas por essas Instituições.

O NEP cumpre uma função descrita na Lei Federal Nº 12.608, de 10 de abril de 2012, por adequar como “núcleos multidisciplinares de ensino permanente e a distância, destinados à pesquisa, extensão e capacitação de recursos humanos, com vistas no gerenciamento e na execução de atividades de proteção e defesa civil”.

setembro/2018 a junho/2021

PARTICIPAÇÃO NA V MOSTRA DE EXTENSÃO DA UFJF (JANEIRO/2021): https://www.youtube.com/watch?v=IB3PIg9YzL8

Captura de Tela (287)

COORDENAÇÃO DO PROJETO:

Gislaine dos Santos (lattes)

Jordan Henrique de Souza (lattes)

DISCENTES DA EQUIPE ATUAL:

Raphaella de Souza Resende Moreira (lattes)

Marcela Martins Carrara (lattes)

Desenvolvimento da Resiliência de Comunidades em Áreas de Risco