Você está em: ATIVIDADES ACADÊMICAS > Extensão: Projetos e Programas > Programas de Extensão
Devido ao adensamento populacional em regiões montanhosas e em margens de rios, ou em áreas próximas de barragens muitas pessoas são afetadas na ocorrência de um desastre, seja de forma física ou financeira. O programa tem o intuito de minimizar esses danos, através de um sistema de caracterização de riscos e alerta e alarme, auxiliando tanto a população, quanto os órgãos governamentais e os órgãos de proteção e defesa civil. O objetivo é que a comunidade Resiliente seja autossuficiente para reconhecer os riscos em seu meio ambiente e possa estabelecer processos de mitigação desses riscos.
Objetivo – Desenvolver a análise com redes neurais e aprendizagem de máquina de riscos hidrológicos, geotécnicos e de obras civis (barragens) e envolver ações de mobilização comunitária e de agentes de defesa civil na estruturação de cidades mais Resilientes no enfrentamento e recuperação frente aos desastres ambientais e tecnológicos a partir das análises das áreas de riscos.
Desde julho/2021
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Jordan Henrique de Souza (lattes)
Gislaine dos Santos (lattes)
DISCENTES:
Maria Gabriela Rezende Marotta Moreira (lattes)
Wesley Fernandes Velozo Da Silva (lattes)
“Mapeamento e Monitoramento das Áreas de Riscos de Juiz de Fora” é um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), vinculado ao curso de Engenharia Civil, que tem como objetivo principal a criação de um aplicativo no qual seja inserido o mapeamento das áreas de riscos do município.
Segundo dados do IBGE, a cidade de Juiz de Fora possui, aproximadamente, 130 mil pessoas residindo em áreas de risco, o que corresponde a 25% da população total. Sendo assim, é importante que Juiz de Fora se torne uma Cidade Resiliente, tendo a capacidade de se prevenir de algumas tragédias e se recuperar de outras.
São objetos de estudo do projeto os eventos de inundações e alagamentos causados pela chuva, eventos frequentes e com decorrências desastrosas na região. Após implementação do aplicativo, será possível alertar sobre a possibilidade de inundação de uma localidade a partir da leitura da quantidade de chuva.
Vigência do projeto: março/2019 a setembro/2019
COORDENAÇÃO DO PROJETO:
Jordan Henrique de Souza (lattes)
Gislaine dos Santos (lattes)
DOCENTES COLABORADORES:
Marcelo Caniato Renhe
Luciana Conceição Dias Campos
Tatiana Tavares Rodriguez
DISCENTES:
Rafaela De Mauro Tortorelli
Taiga Pires Dos Santos
Natâny Pinho Rosa
Desenvolvimento da Resiliência de Comunidades em Áreas de Risco