Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres

Você está em: ATIVIDADES ACADÊMICAS > Ensino > Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres

trio

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

CIDADES RESILIENTES A DESASTRES

O Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres, pretende construir uma cultura de gestão e planejamento baseada em dados reais e científicos e proporcionar que os gestores participantes da especialização possam desenvolver o Plano Local de Resiliência dos municípios selecionados, a partir da aplicação das metodologias e ferramentas da Iniciativa MCR2030.

Vale ressaltar, que serão selecionados para a especialização duas prefeituras aprovadas por meio de um chamamento público. A previsão é que o chamamento público seja divulgado no segundo semestre 2022 para a especialização ter início em 2023. Após a análise das propostas no chamamento público, os gestores indicados pelo município, no quantitativo de vagas disponível no edital, irão cursar a especialização com o foco no desenvolvimento e entrega do plano local de resiliência.

FORMULÁRIO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

Já está disponível um formulário de manifestação de interesse para as Prefeituras (Governo Local) no qual é possível realizar um cadastro para receber mais informações sobre o chamamento público. Disponibilizamos um  Modelo de Carta de Manifestação de Interesse que deverá ser enviada no Formulário

Link do Formulário de Manifestação de Interesse para PREFEITURAS

Modelo de Carta de Manifestação de Interesse

Leia a matéria sobre a especialização em: https://www2.ufjf.br/noticias/2022/04/04/universidade-oferece-curso-de-especializacao-sobre-cidades-resilientes/

Para mais informações entre em contato por e-mail: cidadesresilientes@engenharia.ufjf.br

Acesse e conheça mais sobre a Iniciativa MCR2030: https://mcr2030dashboard.undrr.org/

Histórico

Desde 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) desenvolveram uma parceira com intuito de assegurar a implementação a nível local do Marco de Sendai para a RRD e o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11).

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de projeto de extensão com interface com a pesquisa, traduziu para o Português-Brasil as ferramentas, manuais e outros materiais na temática e ofereceu duas edições do curso de extensão Construindo Cidades Resilientes-MCR2030 na modalidade EAD, possibilitando a capacitação de atores chaves na análise dos resultados das Ferramentas para desenvolvimento de Estratégias e Planos Local de Resiliência.

Na realização dos cursos, ficou mais evidente a necessidade de capacitar os profissionais com formação adequada para intervirem na realidade social, política e econômica, principalmente nas áreas de riscos.

No dia 16 de fevereiro de 2022, o chefe regional do Escritório das Américas e Caribe das Nações Unidas para Redução do Risco de desastres (UNDRR), por meio de uma Carta Oficial, reiterou a parceria estabelecida com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Também, por meio de um plano de trabalho para 2022-2024, manifestou apoio na criação e desenvolvimento do Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres.

Objetivos do Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres

Metodologias de Ensino-Aprendizagem:

O Curso de Especialização Cidades Resilientes a Desastres irá dispor de conteúdos didáticos na Plataforma EAD, vídeo aulas ao vivo, desenvolvimento de tarefas em grupos e avaliações. Além disso, destaca-se o desenvolvimento de trabalhos de intervenção por meio da construção coletiva do Plano Local de Resiliência.

Público-Alvo

Será realizado um Chamamento Público para seleção de 02 (duas) prefeituras, interessadas em capacitação de servidores do quadro efetivo (prioritariamente) ou em cargo de chefia.

———————————————————————————————————————————————————————————————

Você sabe o que é uma cidade resiliente?

Desenvolvimento da Resiliência de Comunidades em Áreas de Risco