Análise de riscos e gestão da resiliência

Você está em: CURSOS E EVENTOS > Concluídos > Análise de riscos e gestão da resiliência

BANNER DIVULGAÇÃO

O curso de extensão CIDADES RESILIENTES: CURSO DE ANÁLISE DE RISCO E GESTÃO DA RESILIÊNCIA  foi oferecido pela Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o 3º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).  E contará com a presença do geólogo Agostinho Tadashi Ogura (Instituto de Pesquisas Tecnológicas / IPT), que abordará a temática de resiliência em comunidades urbanas, suas perspectivas e como se dá o estudo de cenários de riscos e a determinação de planos de ação.

QUANDO:

15 de outubro de 2019 (terça-feira)

HORÁRIO:

8:00 às 18:00h

ONDE:

Anfiteatro 1 do edifício Itamar Franco (Faculdade de Engenharia/UFJF)

Veja detalhes de COMO CHEGAR na aba LOCALIZAÇÃO!

SOBRE O EVENTO:

O curso objetiva divulgar os conceitos de cidade e comunidade resiliente e assim aproximar a relação das pessoas com o território, sua percepção aos riscos locais e a preparação sobre seu enfrentamento. Tem como finalidade fornecer os instrumentos de treinamento e mobilização para as comunidades. Os conceitos de resiliência, riscos, abordagem sistêmica e ordenamento territorial serão apresentados com ênfase na promoção da resiliência conforme o Marco Sendai Para Redução do Risco de Desastres.

O curso ocorrerá em duas etapas: na primeira, serão abordados os conceitos de resiliência, considerando o contexto nacional e local. No segundo momento, será desenvolvida uma aproximação e diálogo da comunidade com agentes públicos, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Defesa Civil, para desenvolverem juntos ações para termos cidades mais resilientes.

PÚBLICO-ALVO:

Servidores públicos que atuam em Defesa Civil nos municípios de Minas Gerais; professores da rede de ensino pública e privada; integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil; integrantes dos Conselhos de Defesa Civil e Habitação; integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; comunidade acadêmica da UFJF interessada pelo tema.

Veja também: Acervo digital, Localização, Convidados.

Desenvolvimento da Resiliência de Comunidades em Áreas de Risco