Você está em: Eventos > Cursos
DATA – 18 e 19 de julho de 2019
LOCAL – Departamento de Química/UFJF
HORÁRIO – 18/07 (quinta-feira) : 8:00h – 18:00h
19/07 (Sexta-feira): 8:00h – 13:00h
EMENTA:
Conceitos fundamentais de emulsões, coloides e efeitos de interface aplicados ao processamento de alimentos:
VISÃO GERAL:
A química de alimentos é um dos tópicos principais da ciência dos alimentos, tratando da composição e das propriedades dos alimentos, bem como das transformações químicas que eles sofrem durante manipulação, processamento e armazenamento. A química de alimentos está diretamente relacionada à química, à bioquímica, à botânica, à zoologia e à biologia molecular. O profissional da área de alimentos depende do conhecimento das ciências anteriormente mencionadas para estudo e controle efetivo dos materiais biológicos usados como matéria-prima para a alimentação humana.
A química de alimentos está caracteristicamente relacionada à identificação dos determinantes moleculares, das propriedades materiais e da reatividade química de matrizes alimentares, bem como à aplicação efetiva desse entendimento à melhora de formulações, processos e estabilidade dos alimentos. Um de seus objetivos importantes é a determinação de relações de causa-efeito e estrutura-funcionalidade entre as diferentes classes de componentes químicos.
Dentro deste cenário, a disciplina “Emulsions, colloids and interfaces in foods” figura como um pilar de sustentação para diferentes projetos em execução na área de química de alimentos.
PROFESSORA:
Milena Corredig possui bacharelado em Ciência de Alimentos pela universidade de Milão e mestrado e doutorado pela universidade de Guelph – Canadá. Foi pesquisadora responsável pela cadeira de pesquisa industrial em tecnologia de lácteos na Universidade de Guelph (2003-2014) e de Nanoestrutura de alimentos (2006-2014). Suas pesquisas tem sido focadas no efeito do processamento na físico-química de alimentos, em especial na função da estrutura de matrizes lácteas, propriedades coloidais de componentes alimentares, interações moleculares em alimentos, produção e funcionalidade de ingredientes. Supervisionou 50 doutorandos e tem aproximandamente 270 artigos publicados, além de 6 patentes. Entre 2014 e 2018 esteve como como Vice Presidente de P&D da Gay Lea Foods, cooperativa de laticínios no Canadá, onde foi responsável pelo lançamento de inúmeros produtos. Deixou o cargo para assumir como líder no Centro de Pesquisa de Alimentos da Universidade de Aarhus na Dinamarca.
INSCRIÇÕES:
As inscrições poderão ser realizadas pelo link:
Inscrições encerradas. Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: fq2021@gmail.com
DÚVIDAS:
Favor entrar em contato pelo e-mail: fq2021@gmail.com