UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI188 - PRÁTICA DE ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA E MISTURAS

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Estudo dos objetos de conhecimento escolar comumente atribuídos à área de química analítica a partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento de referência curricular do Estado de Minas Gerais, da análise em Livros didáticos e paradidáticos voltados para o ensino médio e fundamental (ciclo II) e análise das relações entre conceitos conforme definidos pela comunidade científica e escolar.
Conteúdo Definição de critérios para a seleção de objetos de conhecimento escolar para o ensino na educação básica; Transposição didática; Análise de estudos sobre concepções prévias e ideias alternativas relacionadas; Elaboração de propostas de ensino e materiais didáticos; Ensino do conceito de quantidade de matéria; Ensino de misturas e separações; Ensino de aspectos quantitativos das transformações químicas envolvendo questões ambientais e ciclos biogeoquímicos.
Bibliografia - Almeida, G. P. Transposição Didática - por Onde Começar?. Cortez, 2007.
- Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- BACCAN, Nivaldo; ANDRADE, João Carlos de. Química Analítica Quantitativa Elementar. 3 ed. Edgard blucher, 2001.
- BRAATHEN, P. C. Química Geral. 3 ed. Viçosa: 2011.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
- BROWN, T.L., LEMAY, H.E,Jr, BURSTEN, B.E.,BURDGE, J.R., Quimica - A ciência central, 9ª edição, Pearson, São Paulo, 2005.
- SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH, Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª Edição norte-americana, Editora Thomson, São Paulo-SP, 2006.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar - Livros didáticos para o ensino médio aprovados no PNLD.
- Livros paradidáticas de ensino de ciências.
Voltar