UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI187 - PRÁTICA DE ENSINO DE TERMODINÂMICA E ESTRUTURA DA MATÉRIA

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Estudo dos objetos de conhecimento escolar comumente atribuídos à área de físico-química a partir da Base Nacional Química orgânica II - Comum Curricular e do documento de referência curricular do Estado de Minas Gerais, da análise em Livros didáticos e paradidáticos voltados para o ensino médio e fundamental (ciclo II) e análise das relações entre conceitos conforme definidos pela comunidade científica e escolar.
Conteúdo Definição de critérios para a seleção de objetos de conhecimento escolar para o ensino na educação básica; Transposição didática; Análise de estudos sobre concepções prévias e ideias alternativas relacionadas; Elaboração de propostas de ensino e materiais didáticos, ensino de termodinâmica (entalpia e equilíbrio químico); Ensino de estrutura atômica e molecular; ensino de eletroquímica.
Bibliografia - Almeida, G. P. Transposição Didática - por Onde Começar?. Cortez, 2007.
- Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- Atkins, P.; de Paula, J. Físico-Química, 8ª. Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2008. Vol. 1. 616 págs. (ISBN: 9788521616009) e Vol. 2. 427 págs.
- BRAATHEN, P. C. Química Geral. 3 ed. Viçosa: 2011.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
- BROWN, T.L., LEMAY, H.E,Jr, BURSTEN, B.E.,BURDGE, J.R., Quimica - A ciência central, 9ª edição, Pearson, São Paulo, 2005.
- Castellan, G. W. Fundamentos de Físico-Química, Rio de Janeiro: LTC, 1992. 530 págs.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar - Livros didáticos para o ensino médio aprovados no PNLD.
- Livros paradidáticas de ensino de ciências.
Voltar