UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI186 - PRÁTICA DE ENSINO DE ISOMERIA E PROPRIEDADES DE SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Estudo dos objetos de conhecimento escolar comumente atribuídos à área de química orgânica à partir da Base Nacional Comum Curricular e do documento de referência curricular do Estado de Minas Gerais, da análise em Livros didáticos e paradidáticos voltados para o ensino médio e fundamental (ciclo II) e análise das relações entre conceitos conforme definidos pela comunidade científica e escolar.
Conteúdo Definição de critérios para a seleção de objetos de conhecimento escolar para o ensino na educação básica; Transposição didática; Análise de estudos sobre concepções prévias e ideias alternativas relacionadas; Elaboração de propostas de ensino e materiais didáticos, ensino de substâncias orgânicas e suas propriedades; Ensino de isomeria e tipos de reação entre compostos orgânicos.
Bibliografia - Almeida, G. P. Transposição Didática - por Onde Começar?. Cortez, 2007.
- Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- BRAATHEN, P. C. Química Geral. 3 ed. Viçosa: 2011.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
- BROWN, T.L., LEMAY, H.E,Jr, BURSTEN, B.E.,BURDGE, J.R., Quimica - A ciência central, 9ª edição, Pearson, São Paulo, 2005.
- Bruice, P.Y. Química Orgânica. 4a Edição. São Paulo: Editora Pearson, 2006. Vol. 1. 704 págs. (ISBN:
8576050048)
- Bruice, P.Y. Química. 4a Edição. São Paulo: Editora Pearson, 2006.Vol. 2. 704 págs. (ISBN: 8576050684)
- SOLOMONS, T. W. G.; Fryhle, C. B. Química Orgânica. 8 ed. Volume 1. Rio de Janeiro: LTC. 2005. 715p. - SOLOMONS, T. W. G.; Fryhle, C. B. Química Orgânica. 7 ed. Volume 2. Rio de Janeiro: LTC. 2002. 474p.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar - Livros didáticos para o ensino médio aprovados no PNLD.
- Livros paradidáticas de ensino de ciências.
Voltar