Disciplina: QUI179 - PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO
Créditos: 1
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Ementa | Análise do desenvolvimento do planejamento de um professor da educação básica. Acompanhamento e análise de atividades de ensino de um professor da educação básica. Levantamento de concepções prévias e ideias alternativas de estudantes da educação básica. |
Conteúdo | Levantamento de informações para elaboração de aula de cunho investigativo; Concepções prévias e ideias alternativas de estudantes da educação básica considerando propostas de aula a serem elaboradas. |
Bibliografia | - Carvalho, A. M. P. (org.) Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning, 2013. (ISBN 9788522115495) - Leal, M.C., Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio. Dimensão, 2009. (ISBN: 8573197528) - Pitombo, L.R.M.; Marcondes, M.E.R. Interações e Transformações I: Elaborando conceitos sobre transformações químicas. 4ª Edição. São Paulo: Edusp, 1998. (ISBN: 8531401275) - Santos, W.L.P; Maldaner, O.A., Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010. (ISBN: 9788574298887) -Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências. |
Bibliografia (continuação) | |
Bibliografia complementar | - Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2006. (ISBN: 8574294144) |