Disciplina: QUI175 - ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO
Créditos: 4
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Ementa | Estudo da abordagem de Ensino por investigação. Estudo sobre a importância e o contexto do emprego da Representação no ensino de química. Estudo e problematização do uso da experimentação no ensino de ciências. Elaboração de um projeto para construção de um laboratório didático para o ensino de química com ênfase na segurança, funcionalidade, acessibilidade e uso pedagógico. Elaboração e teste de aulas de caráter investigativo em laboratório com temáticas definidas a partir das orientações curriculares nacionais e do estado de Minas Gerais. Oferecimento, gravação e análise de aulas para estudantes da Educação Básica com foco na perspectiva do Ensino Investigativo. |
Conteúdo | Ensino por investigação; Normas técnicas sobre construção e organização de laboratório didático para a Educação Básica; Realização de atividades no laboratório e preparo de aulas com base em orientações curriculares considerando os principais conteúdos abordados no ensino médio; Elaboração de uma metodologia para avaliação de aulas de cunho investigativo e reflexão sobre as aulas registradas em áudio e vídeo. |
Bibliografia | - Carvalho, A. M. P. (org.) Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning, 2013. (ISBN 9788522115495) - Leal, M.C., Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio. Dimensão, 2009. (ISBN: 8573197528) - Pitombo, L.R.M.; Marcondes, M.E.R. Interações e Transformações I: Elaborando conceitos sobre transformações químicas. 4ª Edição. São Paulo: Edusp, 1998. (ISBN: 8531401275) - Santos, W.L.P; Maldaner, O.A., Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010. (ISBN: 9788574298887) -Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências. |
Bibliografia (continuação) | |
Bibliografia complementar | - Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2006. (ISBN: 8574294144) |