UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI174 - CURRÍCULO E PLANEJAMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Apresentação das abordagens de ensino e aprendizagem. Análise dos documentos oficiais de orientação curricular voltados ao ensino de ciências e química na Educação Básica. Estudo da teoria do currículo. Estudo e elaboração de planejamento anual e de aulas de ciências e química na educação básica. Pesquisa sobre espaços não escolares como locais de aprendizagem. Estudo e análise de livros e Material Didático.
Conteúdo Classificação das abordagens de ensino; Diretrizes Curriculares para a Educação Básica; Documentos oficiais de orientação Curricular; Planejamento: seleção de conteúdos, métodos e recursos utilizados no ensino; Elaboração de planos de aula; O ensino de Química em espaços não escolares; Livros e material didático de Química.
Bibliografia BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
_______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Brasília, 2013.
_______. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, 2018.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1999. 319p. (ISBN: 9788508044368).
LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias do currículo. São Paulo: Cortez, 2014. (ISBN: 9788524921285).
MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação. Currículo Básico Comum. Belo Horizonte, 2007.
MORAES, R.; MANCUSO, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2006. (ISBN: 8574294144).
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Athena, Revista Científica de Educação, v.10, n.10, p.49-62, 2008.
ZANON, L. B.; MALDANER, O. A. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 1ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2007. 224p. (ISBN: 978857429602).
Voltar