UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI173 - INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Debater sobre a Educação Inclusiva; Estudar as leis que amparam o Portador de Necessidades Especiais (PNE); Estudo do papel do professor na sala de aula inclusiva; Debater a inclusão e o ensino de química; Discutir a consciência da diferença; Apresentar recursos on-line para uma educação inclusiva; Debater os cuidados com a avaliação dos conhecimentos químicos em uma sala inclusiva.
Conteúdo Somos todos diferentes; A importância de conhecer a turma; Diferença entre igualdade e equidade; Pensar a inclusão na Educação Básica; As leis que amparam o Portador de Necessidades Especiais (PNE); A sala de aula inclusiva e o ensino de química; Recursos on-line para uma educação inclusiva; Seminários sobre propostas metodológicas de ensino de química para diferentes Necessidades Especiais.
Bibliografia - ARANHA, M. S. F. Inclusão Social. In: E. J. Manzini (Org.) Educação Especial: Temas Atuais. Unesp. Marília-Publicações, 2007. (ISBN 978-85-99643-10-5) ¿ Disponível em PDF
- CAMPBELL, S. I. Múltiplas Faces da Inclusão, 1ª ed. ¿ Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009. (ISBN 9788578540449)
- POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. (ISBN 9788536319889)
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar - COSTA, D. A. F. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Revista Psicopedagogia, v. 23, n. 72, São Paulo, 2006.
- SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, p. 28-34, 1996.
- WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.
- ALMEIDA, D. L.; ORLANDO, R. M. Inclusão e matrícula de alunos com deficiência nas escolas estaduais: análise em um município paulista. Revista Comunicações, v.22, n. 3, p. 239-254, 2015.
- BRASIL. Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Casa Civil. Brasília, 2011.
- BRASIL. Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192.
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