UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI162 - LABORATÓRIO DE ESTRUTURA E TRANSFORMAÇÕES

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Experimentos focados no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a Metodologia Científica, tratamento de dados experimentais, propriedades químicas de substâncias simples e compostas, a natureza das trocas de energia química, estrutura molecular e sua relação com propriedades macroscópicas, velocidade de reações químicas.
Os experimentos terão objetivo de apresentar de maneira elementar fenômenos importantes para o entendimento de propriedades microscópicas da matéria e sua relação com as propriedades macroscópicas, com o objetivo de despertar o interesse pelo desenvolvimento científico nas ciências químicas.
Conteúdo Segurança em laboratórios químicos; função de diferentes materiais no laboratório;
Metodologia Científica: fundamentos e métodos científicos (observação, análise, hipótese, teste experimental, resultado, modelo), erros experimentais na pesquisa científica etc;
Unidades fundamentais do sistema SI. Unidades SI derivadas, construção e interpretação de tabelas e gráficos (obtenção de relações matemáticas entre grandezas a partir de gráficos);
Propriedades químicas e reatividade de substâncias simples e compostas: condutividade iônica, solubilidade (variação da solubilidade entre diversas substâncias), densidade (verificar a densidade de alguns materiais e de soluções), reatividade frente a diferentes meios;
A natureza da energia química e elétrica: calculando o valor liberado ou absorvido em reações químicas, calculando a energia liberada por processos químicos, reatividade dos metais, entendendo o funcionamento de pilhas e baterias;
Estrutura molecular e sua relação com propriedades macroscópicas através de estudos da absorção e emissão de luz por materiais;
A disciplina prevê a realização de experimentos envolvendo os temas acima especificados. Cada experimento irá explorar os conteúdos químicos envolvidos e o tratamento via gráficos e tabelas para discussão das relações entre grandezas obtidas experimentalmente.
Bibliografia ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
BROWN, T.L.; LEMAY, H.E.; BURSTEN, B.E.; BURDGE, J.R. Química A Ciência Central. 9ª ed. São Paulo: Editora Pearson, 2003.
KOTZ, J.C.; TREICHEL, P.M. Química Geral e Reações Químicas. Vol. 1 e 2. São Paulo: Editora Thomson, 2005.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar Material distribuído pelo professor para apoio durante a realização das práticas.