UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI126 - LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Créditos: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Segurança química; vidrarias, equipamentos e técnicas básicas; soluções: preparo e diluição; representação e interpretação de resultados experimentais; modelo atômico de Bohr; propriedades físicas das substâncias; equilíbrio químico; ácidos e bases: pH e indicadores; condutividade elétrica; eletroquímica.
Conteúdo Segurança química: regras básicas para o trabalho no laboratório de química, classificação dos produtos químicos, diagrama de Hommel, rótulo de um produto químico, incêndio: classe de incêndios e tipos de extintores, resíduos químicos e primeiros socorros.
Vidrarias, equipamentos e técnicas básicas: identificação das principais vidrarias, utensílios e equipamentos usados no laboratório, o bico de Bunsen, algumas técnicas básicas como: transferência de líquidos, filtração, decantação e aquecimento no bico de Bunsen.
Soluções - preparo e diluição: preparo de soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos, diluição de soluções, cálculos matemáticos prévios para o preparo de soluções de diversos solutos.
Representação e interpretação de resultados experimentais: analisar a medida de uma grandeza e sua representação, elaborar e interpretar resultados experimentais por gráficos e tabelas, representar, por gráficos, a densidade de soluções de sacarose a diversas concentrações.
Modelo atômico de Bohr: conceito de energia quantizada, relacionar o fenômeno da excitação eletrônica com o modelo atômico de Bohr, teste de chamas, fenômeno de fluorescência.
Propriedades físicas das substâncias: experimentos envolvendo densidade e sólidos e líquidos, determinação da massa molar e determinação de ponto de fusão.
Equilíbrio químico: conceito de estado de equilíbrio químico e a constante de equilíbrio, fatores que atuam sobre o estado de equilíbrio, aplicação do princípio de Le Chatelier no deslocamento do equilíbrio, aplicações no dia a dia.
Ácidos e bases - pH e indicadores: conceito de pH, indicadores de pH, verificar o pH de diversas substâncias químicas a partir do uso de diversos indicadores ácido-base.
Condutividade: compreender as condições para que haja condutividade elétrica, verificar a condutividade de algumas substâncias, em soluções aquosas ou no estado líquido e fundidas, verificar, por condutividade, a força de ácidos e a relação com a concentração das soluções.
Eletroquímica: aplicar os conceitos envolvidos nas reações de oxidação-redução, conceito de pilha, potencial padrão de redução, construção de: uma pilha de concentração iônica e uma pilha de corrosão, proteção catódica do ferro.
Bibliografia Theodore L. Brown, H. Eugene LeMay, Jr., Bruce E. Bursten, Química ¿ A Ciência Central, Volume único, 13ª Edição, Editora Pearson, 2016. (ISBN 978-85-430-0565-2).
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
Voltar