Disciplina: QUI118 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Créditos: 6
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Ementa | Estudo sistemático das Orientações e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química, bem como avaliação e aplicação dos PCN+ em propostas de E-A. Elaboração de propostas de ensino com base nas principais tendências e conhecimentos da área de Educação Química com ênfase nos níveis de conhecimento e na natureza do conhecimento químico. Avaliação de material didático, preparação e oferecimento de aulas práticas para alunos do ensino médio. Estudo do currículo de Química no Ensino Básico. Teoria do planejamento, estratégias para elaboração de planejamento para os 3 anos do Ensino Médio e avaliação da aprendizagem. |
Conteúdo | - Tendências de ensino e o ensino de ciências - Ensino por competências - PCN, PCN + - Orientações curriculares nacionais - OCN - Propostas curriculares de Minas Gerais e São Paulo para o ensino médio - Aprendizagem significativa e mapas conceituais - Os Níveis de pensamento macroscópico, simbólico, submicroscópico e o conhecimento químico - A natureza do conhecimento científico e o papel dos Modelos no ensino de ciências - Avaliação de livros didáticos - Ensino de Química no Ensino Fundamental - Propostas alternativas para o ensino de química: Materiais didáticos e Paradidáticos - Propostas alternativas para o ensino de química: Novas tecnologias para o ensino - Fontes de informação para o professor de química - Elaboração de uma ferramenta para avaliação de aula - Oferecimento de aula para estudantes do Ensino Básico - Linguagem e mediação no ensino de ciências - Currículo de Química na educação básica - Planejamento: seleção de conteúdos - Planejamento: métodos no ensino - O Ensino de química em espaços não-formais de ensino - Estratégias para organização de um plano de aula - Avaliação da aprendizagem no ensino de Química e Ciências |
Bibliografia | 1) Mortimer, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. 1ª Edição. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 págs. (ISBN: 8570411812) 2) Echeverria, A. R.; Zanon, L. B. Formação superior em química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. 1ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2010. 272 págs. (ISBN: 9788574298771) 3) Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2006. 304 págs. (ISBN: 8574294144) |
Bibliografia (continuação) | |
Bibliografia complementar | 1) Nardi, R; Almeida, M. J. P. M. Analogias, leituras e modelos no ensino de ciência: a sala de aula em estudo. 1ª Edição. São Paulo: Escrituras editora, 2006. 159 págs. (coleção: educação para a ciência, 6) (ISBN: 8575312162) 2) Machado, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. 2ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2004. 200 págs. (ISBN: 8574291064) 3) Sá, L. P.; Queiroz, S. L. Estudos de caso no ensino de química. 1ª Edição. Campinas: Editora Átomo, 2009. 95 págs. (ISBN: 9788576701293) 4) Santos, W. L. P.; Schnetzler, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2003. 144 págs. (ISBN: 8585866810) 5) Zanon, L. B.; Maldaner, O. A. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 1ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2007. 224 págs. (ISBN: 978857429602) 6) Lopes, A.C. Currículo e epistemologia. 1ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2007. 232 págs. (ISBN: 8574295752) 7) Rosa, M. I. P.; Rossi, A.V. Educação Química no Brasil: Políticas e tendências. 1ª Edição. Campinas: Editora Átomo, 2008. 288 págs. (ISBN: 9788576700968) Artigos de periódicos: Química Nova na Escola, Química nova, Journal of Chemical Education, Ciência e Educação, Investigação em Ensino de Ciências e Ensaio. |