UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: QUI118 - INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Créditos: 6

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa Estudo sistemático das Orientações e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Química, bem como avaliação e aplicação dos PCN+ em propostas de E-A. Elaboração de propostas de ensino com base nas principais tendências e conhecimentos da área de Educação Química com ênfase nos níveis de conhecimento e na natureza do conhecimento químico. Avaliação de material didático, preparação e oferecimento de aulas práticas para alunos do ensino médio.
Estudo do currículo de Química no Ensino Básico. Teoria do planejamento, estratégias para elaboração de planejamento para os 3 anos do Ensino Médio e avaliação da aprendizagem.
Conteúdo - Tendências de ensino e o ensino de ciências
- Ensino por competências - PCN, PCN +
- Orientações curriculares nacionais - OCN
- Propostas curriculares de Minas Gerais e São Paulo para o ensino médio
- Aprendizagem significativa e mapas conceituais
- Os Níveis de pensamento macroscópico, simbólico, submicroscópico e o conhecimento químico
- A natureza do conhecimento científico e o papel dos Modelos no ensino de ciências
- Avaliação de livros didáticos
- Ensino de Química no Ensino Fundamental
- Propostas alternativas para o ensino de química: Materiais didáticos e Paradidáticos
- Propostas alternativas para o ensino de química: Novas tecnologias para o ensino
- Fontes de informação para o professor de química
- Elaboração de uma ferramenta para avaliação de aula
- Oferecimento de aula para estudantes do Ensino Básico
- Linguagem e mediação no ensino de ciências
- Currículo de Química na educação básica
- Planejamento: seleção de conteúdos
- Planejamento: métodos no ensino
- O Ensino de química em espaços não-formais de ensino
- Estratégias para organização de um plano de aula
- Avaliação da aprendizagem no ensino de Química e Ciências
Bibliografia 1) Mortimer, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. 1ª Edição. Belo Horizonte: UFMG, 2000. 383 págs. (ISBN: 8570411812)
2) Echeverria, A. R.; Zanon, L. B. Formação superior em química no Brasil: práticas e fundamentos curriculares. 1ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2010. 272 págs. (ISBN: 9788574298771)
3) Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2006. 304 págs. (ISBN: 8574294144)
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar 1) Nardi, R; Almeida, M. J. P. M. Analogias, leituras e modelos no ensino de ciência: a sala de aula em estudo. 1ª Edição. São Paulo: Escrituras editora, 2006. 159 págs. (coleção: educação para a ciência, 6) (ISBN: 8575312162)
2) Machado, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. 2ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2004. 200 págs. (ISBN: 8574291064)
3) Sá, L. P.; Queiroz, S. L. Estudos de caso no ensino de química. 1ª Edição. Campinas: Editora Átomo, 2009. 95 págs. (ISBN: 9788576701293)
4) Santos, W. L. P.; Schnetzler, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2003. 144 págs. (ISBN: 8585866810)
5) Zanon, L. B.; Maldaner, O. A. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. 1ª Edição. Ijuí: Unijuí, 2007. 224 págs. (ISBN: 978857429602)
6) Lopes, A.C. Currículo e epistemologia. 1ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2007. 232 págs. (ISBN: 8574295752)
7) Rosa, M. I. P.; Rossi, A.V. Educação Química no Brasil: Políticas e tendências. 1ª Edição. Campinas: Editora Átomo, 2008. 288 págs. (ISBN: 9788576700968)
Artigos de periódicos: Química Nova na Escola, Química nova, Journal of Chemical Education, Ciência e Educação, Investigação em Ensino de Ciências e Ensaio.
Voltar